Colégio Brigadeiro Newton Braga
50 anos de existência na história da aviação e da educação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2010.23.605Palavras-chave:
Memória, História, Jubileu de Ouro, Instituição escolarResumo
Este artigo tem como objetivo fazer um sobrevoo histórico sobre uma instituição de ensino fundada no ano de 1960, o Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB), localizado na Ilha do Governador, na Cidade do Rio de Janeiro, tradicionalmente reconhecido como referência em qualidade de ensino, cuja história está intrinsecamente ligada à História da Educação e da Aviação Brasileira. A idéia deste estudo surgiu em meio às comemorações do Jubileu de Ouro deste colégio, período que tem sido de comemorações e de significados, por evocarem as lembranças de fatos e de pessoas, estando a história desta instituição ligada à história pessoal e profissional dos que por ali passaram ao longo destes 50 anos. Visando este objetivo, o estudo faz um contraponto entre a tradição e a modernidade, tendo como principal elemento a busca de um ensino de qualidade em uma das mais tradicionais instituições militares de ensino, ligada diretamente ao III Comando da Aeronáutica (III COMAR). Este estudo possibilita um movimento de reflexão acerca da história e da memória desta instituição, com vistas à sistematização e à organização dos registros dessa memória, bem como relaciona a memória local à memória da Educação Nacional. Neste estudo foram utilizados documentos coletados no arquivo do III COMAR que descrevem parte da trajetória do colégio, desde a sua fundação, fontes do seu arquivo de memória, além de contar com depoimentos de ex-alunos e ex-professores, como também, com depoimentos de alunos e professores atuais desta instituição.
Referências
BENJAMIN, W. O narrador: considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BOSI, E. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Rica 21-134: regimento interno do Colégio Newton Braga. Rio de Janeiro, 2006.
CANDAU, V. M. (Org.). Formação continuada de professores: tendências atuais. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
GATTI JÚNIOR, D.; PESSANHA, E. C. História da educação, instituições e cultura escolar. In: INÁCIO FILHO, G. História da educação em perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
GERIN, M. C. C. Burnout: o trabalho docente e a saúde ocupacional no Colégio Brigadeiro Newton Braga. 2008.
Dissertação (Mestrado), Universidade Plínio Leite (UNIPLI), Niterói, Rio de Janeiro, 2008.
GIRALDELLI, P. História da educação. São Paulo: Editora Cortez, 2001.
GLOBO. Indices do IDEB: escolas com as notas mais altas no Rio de Janeiro – ensino fundamental regular (até o 5º ano). Disponível em: <http://g1.globo.com/vestibular-e-educação/noticia/2010/07/veja-escolas-do-rio-com-melhores-e-com->. Acesso em: 03 ago. 2010.
LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n.19, 2002.
SOUZA, E. C. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Jussara Cassiano Nascimento, Julia Desiderio da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista da UNIFA permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Revista da UNIFA é regida pela licença CC-BY-NC