Hispano-Americanismo - Síntese Histórica
DOI:
https://doi.org/10.22480/rev.unifa.1989.5.1013Palavras-chave:
Hispano-americanismo, Brasil, Portugal, América Latina, CulturaResumo
O artigo discute o hispano-americanismo sob a ótica luso-brasileira, enfatizando a significativa contribuição de Portugal na formação política da América Latina. O Brasil, como herdeiro natural, possui uma identidade cultural complexa, que se reflete em sua capacidade de dialogar com os países hispano-americanos, apesar das diferenças linguísticas. A história do Brasil é marcada por uma transição pacífica para a independência, ao contrário das colônias espanholas, e a obra ressalta a importância da unidade e da fraternidade entre os povos da América, reconhecendo a mestiçagem como um fator essencial para a construção de uma identidade comum.
Referências
Accioly, Hildebrando. Raízes ou causas históricas do Panamericanismo. Rio de Janeiro, Ministério das Relações Exteriores, Depto de Imprensa Nacional, 1953.
Aleixo, José Carlos Brandi. Simón Bolívar e o Brasil. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas. Revista de Ciência Política, v. 36. 1983.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Atlas Histórico. Rio de Janeiro, Fundação de Material Escolar, 1983.
Atkins, G. Pope. Latin America in the International Political System. The Free Pun. A. Division of MacMillan Publishing Co., N.Y. USA.
Mello, Afonso Toledo Bandeira de. O espírito do Panamericanismo. Rio de Janeiro, Ministério das Relações Exteriores, Depto de Imprensa Nacional, 1956.
Baner, Carlos García. Universalismo y Panamericanismo. Guatemala, Centro América, Ed. Universitário, 1968.
Marinho, Ilmar Penna. O funcionamento do sistema interamericano dentro do sistema mundial. Rio de Janeiro, Freitas Barreto, 1959.
Rangel, Carlos. Do bom selvagem ao bom revolucionário. Trad. de Berenice de Souza Otero. Brasília, Ed. da Universidade de Brasília, 1982. (Coleção Sociedade Moderna)
Guerreiro, Antonio Saraiva. Discurso na Escola Superior de Guerra em 31 de agosto de 1984. Rio de Janeiro, 1984.
Mello, Arnaldo Vieira de. Bolívar, o Brasil e os nossos vizinhos do Prata (da questão de Chiquitos à Guerra Cisplatina). Rio de Janeiro, Olímpica, 1963.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Napoleão Antonio Muños de Freitas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista da UNIFA permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Revista da UNIFA é regida pela licença CC-BY-NC