O Helicóptero H-60l Blackhawk e o Estresse dos Pilotos nas Missões do 7°/8° Gav
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2010.23.603Palavras-chave:
Estresse, Estresse situacional, Fatores estressores, Síndrome de adaptação geralResumo
Relatos informais dos pilotos do 7°/8° GAv, baseados em suas experiências em missões, levantaram a hipótese de que, após a implantação da aeronave H-60L Blackhawk, as situações operacionais passaram a apresentar maior incidência de fatores estressores, apesar da tecnologia e segurança oferecidas pelo novo helicóptero. Verificou-se a relação entre as características operacionais do 7°/8° GAv, após a implantação do H-60L Blackhawk, e o nível de estresse percebido pelos pilotos dessa Unidade Aérea quando em missão. Este artigo foi dividido em duas etapas: a primeira teve a finalidade de verificar as mudanças operacionais ocorridas com a utilização desse helicoptero. A segunda etapa foi realizada por meio de um questionário. Identificou-se a percepção de estresse dos pilotos do 7°/8° GAv nas missões que já eram cumpridas por essa Unidade Aérea, antes da implantação do H-60L Blackhawk, e nas missões surgidas por consequência da implantação, baseadas nas teorias da Síndrome de Adaptação Geral, de Selye (1956) e de Estresse Situacional, de Albrecht (1979). Concluiu-se que as características operacionais do 7°/8° GAv, desenvolvidas após a implantação do H-60L Blackhawk, influenciaram no aumento do estresse dos pilotos dessa Unidade Aérea.
Referências
ALBRECHT, K. Stress and manager: making it work for you. New York: Simon & Chuster, 1979.
LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes: archives of psychology. New York: Columbia University Press, 1931.
SELYE, H. A. The stress of life. New York: Longmans, 1956.
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