Regulação para o ADS-B1 no espaço aéreo brasileiro

Autores

  • Raul Sandoval Cerqueira Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Rio de Janeiro/RJ - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2021.34.338

Palavras-chave:

ADS-B, Regulação., Vigilância, Aviação Civil

Resumo

 A Vigilância Dependente Automática por Radiodifusão (ADS-B) é uma tecnologia bastante conhecida, padronizada internacionalmente e reconhecida como uma forma barata de se realizar vigilância similar ao radar, inclusive sobre locais onde a vigilância por radar convencional não é adequada. A implementação desta tecnologia significa a introdução de novas configurações de espaço aéreo monitorado e novas capacidades operacionais. A regulamentação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) deverá prover processos adequados para as operações da aviação civil de forma a fazer frente a esta etapa evolutiva. Este estudo cujo objetivo é contribuir para o fortalecimento da regulação que dará suporte ao ADS-B no Brasil foi desenvolvido com base no método hipotético-dedutivo, subsidiado por revisão bibliográfica, entrevistas não estruturadas do tipo focalizadas, estudos de casos de regulação internacional e estudo de caso de implantação nacional do ADS-B. Resultou na identificação de hipóteses de melhorias regulatórias com impacto positivo à implementação do ADS-B no espaço aéreo nacional, a serem submetidas à verificação e discussão posteriores.

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Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Regulação para o ADS-B1 no espaço aéreo brasileiro. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 34, n. 2, 2018. DOI: 10.22480/revunifa.2021.34.338. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/338.. Acesso em: 10 nov. 2024.

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