Ferramenta MCAS:
Instrumento para medir clima de segurança no ambiente de manutenção dos recursos CNS/ ATM no SISCEAB
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2020.33.260Palavras-chave:
Manutenção, ATSEP,, Técnicos do SISCEAB, Fatores HumanosResumo
Este trabalho é uma comunicação de pesquisa realizada sobre fatores humanos (FH), especificamente sobre carga de trabalho, relacionados aos Air Traffic Safety Eletronic Personnel (ATSEP), que no Brasil são, em sua maioria, os técnicos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), responsáveis pela manutenção dos recursos Communications, Navigation, Surveillance / Air Traffic Management (CNS/ATM). Todos os usuários
do sistema de transporte aéreo brasileiro, que vai do passageiro ao comandante da aeronave, passando pelos órgãos de controle de tráfego aéreo, pela infraestrutura de auxílios à navegação aérea e aeroportuária dependem dos recursos CNS/ATM seguros, disponíveis e confiáveis.
Nesse sentido, a ferramenta Maintenance Climate Assessment Survey (MCAS), utilizada nos esquadrões aéreos da aviação naval dos EUA para medir clima de segurança na manutenção, foi adaptada para o cenário dos
técnicos do SISCEAB, uma vez que há reduzidos estudos sobre FH relacionados a estes profissionais, responsáveis diretos pela disponibilidade e confiabilidade dos recursos CNS/ATM. Esta adaptação resultou em um instrumento
com 14 questões sociodemográficas, para levantamento do perfil dos técnicos, acrescido de 41 questões sobre a percepção subjetiva de clima de manutenção. O objetivo desta comunicação é a de apresentar os resultados de 15 questões, em que participaram 214, de um total de 737
técnicos do SISCEAB expostos ao MCAS. Esta avaliação, com base psicométricas, alcançou coeficiente alfa (α) de Cronbach 0,814 para os itens relacionados aos aspectos
de percepção subjetiva, com ênfase nas questões que envolvem carga de trabalho desses profissionais e a
relação direta com a segurança na manutenção.
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