A influência da compreensão dos pilotos acerca da interação dos fatores de risco na operação de pouso de máximo esforço na Antártica
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2020.33.224Palavras-chave:
Antártica, Pouso de Máximo Esforço, Fatores de Risco, CompreensãoResumo
Esta pesquisa teve como objetivo identificar qual é a influência da compreensão dos pilotos acerca da interação dos fatores de risco na operação de pouso de máximo esforço na Antártica. Para isto, inicialmente procedeu-se pesquisa documental, a fim de determinar, dentre os fatores de planejamento do pouso de máximo esforço, quais aqueles que se constituem fatores de risco no contexto Antártico. Por meio da aplicação do arranjo de matrizes proposto pelo Método Brasiliano de Análise de Riscos, as variáveis identificadas foram classificadas de acordo com suas características de motricidade e dependência. Após isto, foi realizado levantamento junto aos pilotos do Quadro de Tripulantes Antárticos, buscando verificar qual era compreensão daqueles tripulantes quanto à interação entre os fatores, os quais foram igualmente submetidos a um arranjo de matrizes e classificados de acordo com método proposto por Brasiliano (2006). A comparação entre a classificação aferida na pesquisa e a percebida pelos pilotos indicou diferenças na localização dos fatores “vento”, “contaminação” e “ponto de toque”, os quais foram compreendidos pelos tripulantes como os de menor influência no sistema. Sendo assim, verificou-se que tal diferença observada pode ser indício de uma baixa Consciência Situacional no nível “compreensão”, o qual, segundo Endsley (1999), refere-se à habilidade de compreender, interpretar e avaliar dados. Após tais constatações, concluiu-se que a compreensão inadequada a respeito da interação dos fatores de risco pode concorrer para acidentes ou incidentes na operação em SCRM, aumentando a possibilidade de eventos como saídas de pista ou perdas de controle lateral da aeronave.
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