Feedback formativo na Instrução Aérea:
estudo de caso no Programa de Especialização Operacional
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2020.33.210Palavras-chave:
Feedback, Debrifim, Instrução Aérea, AprendizagemResumo
Este artigo científico propõe avaliar em que medida as características do feedback formativo influenciam a aprendizagem dos pilotos da Força Aérea Brasileira matriculados no PESOP 2020. Como base teórica, foram utilizados os estudos de Mory (2004), Hattie e Timperley (2007) e Shute (2008). Nos estudos, foram identificadas quais as características do feedback formativo são mais efetivas e eficientes em promover a aprendizagem. Posteriormente, a fim de identificar quais das características do feedback formativo influenciam a aprendizagem de voo, foi encaminhado um questionário de cinco pontos na escala de Likert (1932) a 77 pilotos matriculados no PESOP 2020. As respostas foram analisadas por meio de gráficos de box-plot, histogramas e medianas, em quatro grupos distintos: o que deve ser feito, o que deve ser evitado, momento mais adequado para proceder o feedback e características do aluno. Os resultados, na percepção dos pilotos estudados, indicaram semelhança das características do feedback formativo quando aplicado no debrifim da instrução aérea, conduzindo a um modelo de boas práticas para o debrifim de voo. Dessa forma, as conclusões obtidas por este trabalho servirão de base científica para o aprimoramento da instrução aérea não somente no âmbito da Ala 10 e da Força Aérea Brasileira, mas também útil a todos os que se destinam a ensinar a arte de voar.
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