Escola Assistencial da Aeronáutica:
um sobrevoo histórico sobre os anos iniciais no Colégio Brigadeiro Newton Braga
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2021.34.208Palavras-chave:
Escola Assistencial, Colégio Brigadeiro Newton Braga, Anos Iniciais, AeronáuticaResumo
Este artigo tem como objetivo realizar um sobrevoo histórico sobre os anos iniciais no Colégio Brigadeiro Newton Braga, instituição escolar que faz parte do conjunto das escolas assistenciais vinculadas ao Comando da Aeronáutica e ministra desde o 1º ano do ensino fundamental (alfabetização) até o ensino médio. Inicialmente, serão abordados alguns dados sobre as escolas assistenciais, descritos no Regimento Interno dessas instituições, onde apontamos a finalidade e missão a que se destinam. Em seguida, destaca-se a importância dos estudos e pesquisas voltados para as instituições escolares, bem como as mudanças acontecidas no âmbito da pesquisa histórica. Dialogamos com Paolo Nosella e Esther Buffa (2009), pesquisadores da área, que estudam as instituições escolares e asseguram que esse tipo de estudo vem se ampliando significativamente, principalmente no âmbito da História da Educação. No caso específico deste artigo, optou-se por trazer com maiores detalhes a história dos anos iniciais, apresentando as diversas peculiaridades que envolvem um ensino voltado para crianças, considerado pela comunidade escolar como sendo de qualidade. As concepções apresentadas neste artigo foram fundamentadas nas abordagens oriundas da Escola dos Annales, de Marc Bloch e Lucien Febvre (1977), com a chamada História Nova, de origem francesa, apontando o quanto é importante desenvolver estudos voltados para o particular, sem deixar de vislumbrar o que acontece no geral, tornando a História uma ciência viva e dinâmica.
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