Arquitetura da INTRAER - Uma Questão de Segurança
DOI:
https://doi.org/10.22480/rev.unifa.2001.14.924Palavras-chave:
INTRAER, segurança da informação, arquitetura de rede, comunicaçãoResumo
O artigo discute a arquitetura da INTRAER, a intranet do Comando da Aeronáutica, que foi implementada em 1997 para interligar diversas organizações através do sistema TELESAT da EMBRATEL. Utilizando o protocolo TCP/IP, a INTRAER permite a comunicação eficiente entre diferentes aplicações, como bancos de dados e correio eletrônico. No entanto, a arquitetura atual apresenta vulnerabilidades em termos de segurança, o que levanta a necessidade de proteger os dados transmitidos. O texto enfatiza a importância de garantir a confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade das informações. Medidas de segurança, como firewalls e criptografia, são propostas para mitigar riscos, especialmente em um contexto onde a comunicação via satélite pode ser interceptada. O artigo conclui que a melhoria da arquitetura da INTRAER é essencial para assegurar a proteção das informações sensíveis.
Referências
BRASIL. Decreto nº 3505, de 13 de junho de 2000. Institui a Política de Segurança da Informação nos órgãos e entidades da Administração Pública Federal. Brasília, 2000.
DENNING, Dorothy. Information Warfare and Security. United States of America: Addison Wesley, 1999. 522p.
MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA. Comando-Geral de Apoio. NSMA 7-13. Segurança de Dados no Ministério da Aeronáutica. Brasília, 1999.
SIYAN, Karanjit et HARE, Chris. Internet Firewalls and Network Security. Indianapolis, USA: New Riders Publishing, 1995. 420p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Daniel Santos Coimbra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista da UNIFA permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Revista da UNIFA é regida pela licença CC-BY-NC