Transferência de Tecnologia à Luz da Política de Defesa Brasileira

Autores

  • Wagner Farias da Rocha Força Aérea Brasileira

DOI:

https://doi.org/10.22480/rev.unifa.2003.16.898

Palavras-chave:

Defesa Nacional, Inovação, Indústria Aeroespacial, Pesquisa e Desenvolvimento, Transferência de Tecnologia

Resumo

O artigo discute a evolução da transferência de tecnologia no Brasil, destacando a colaboração entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Ministério da Defesa. A partir de uma estratégia desenvolvida ao longo de cinco décadas, o Brasil alcançou um nível de excelência em projetos e produção aeronáutica. O governo federal estabeleceu uma nova abordagem que enfatiza a participação da indústria e das universidades em programas de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltados para a defesa. O texto também aborda a importância de entender os atributos específicos dos produtos bélicos e a necessidade de uma integração eficaz entre os órgãos operacionais e de pesquisa. Além disso, são apresentadas as áreas prioritárias para a ciência e tecnologia, incluindo sistemas de armas, tecnologia espacial, energia, informação e defesa contra armas de destruição em massa.

Referências

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Diretriz Estratégica da Aeronáutica. Brasília, 1998. (DMA 15-1).

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Estado-Maior da Aeronáutica. Ciclo de Vida de Sistemas e Materiais da Aeronáutica. Brasília, 1992. (DMA 400-6).

BRASIL. Ministério da Defesa. Ciência, tecnologia e inovação: proposta de diretrizes estratégicas para a Defesa Nacional – Documento do seminário. Brasília, 2002.

BRASIL. Presidência da República. Política de Defesa Nacional. Brasília, 1996.

LONGO, W. Tecnologia e Transferência de Tecnologia: Problemas Atuais da Indústria Bélica Nacional. Escola Superior de Guerra. Rio de Janeiro, 1977.

Downloads

Publicado

2024-10-10

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Transferência de Tecnologia à Luz da Política de Defesa Brasileira. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 16, n. 18, 2024. DOI: 10.22480/rev.unifa.2003.16.898. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/898.. Acesso em: 28 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

31-40 de 455

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.