O Layout do Painel do C-130 Modernizado e sua Influência na Operação Segura da Aeronave:

uma análise ergonômica

Autores

  • Fábio Luiz Barbosa Rastelli 1º Esquadrão do 1º Grupo de Transporte (1º/1ºGT)

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2009.22.838

Palavras-chave:

C-130, Modernização de aeronave, Ergonomia, Automação

Resumo

A tecnologia de automação encontrou na aviação um campo fértil para seu desenvolvimento. Esse desenvolvimento chegou às aeronaves C-130 da Força Aérea Brasileira por meio do programa de modernização das dez aeronaves adquiridas da Aeronáutica Militar Italiana, tendo seu início em 2005. O objetivo deste trabalho foi verificar se a modernização da aeronave C-130 atende aos princípios ergonômicos para uma perfeita interação homem-máquina, visando, sobretudo a operação segura da aeronave, e considerando que a pilotagem ou o piloto são os principais fatores na causa de acidentes. De forma a alcançar esse objetivo, foi adotada uma metodologia de natureza descritiva, por meio de pesquisa documental e bibliográfica. Por intermédio de um aprofundamento teórico sobre o assunto buscou-se avaliar a influência ergonômica com base em dois aspectos: adequabilidade da posição do EFIS control panel para a pilotagem, em condições de voo por instrumentos, e adequabilidade da posição dos instrumentos de backup. Para isso, foram descritos os equipamentos incorporados na aeronave pela modernização, detalhando suas funções e localização na cabine. Foram também coletados dados sobre os fatores ergonômicos relacionados com a automação e o voo, buscando embasamento de como deveria ser um cockpit bem desenhado e os problemas que podem ocorrer caso isso não seja observado. Foram identificadas, nesses dois equipamentos, probabilidades de perda da consciência situacional e aparecimento de ilusões visuais ou desorientação espacial no piloto.

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Publicado

2009-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O Layout do Painel do C-130 Modernizado e sua Influência na Operação Segura da Aeronave:: uma análise ergonômica. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 22, n. 25, 2009. DOI: 10.22480/revunifa.2009.22.838. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/838.. Acesso em: 10 nov. 2024.

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