O Layout do Painel do C-130 Modernizado e sua Influência na Operação Segura da Aeronave:
uma análise ergonômica
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2009.22.838Palavras-chave:
C-130, Modernização de aeronave, Ergonomia, AutomaçãoResumo
A tecnologia de automação encontrou na aviação um campo fértil para seu desenvolvimento. Esse desenvolvimento chegou às aeronaves C-130 da Força Aérea Brasileira por meio do programa de modernização das dez aeronaves adquiridas da Aeronáutica Militar Italiana, tendo seu início em 2005. O objetivo deste trabalho foi verificar se a modernização da aeronave C-130 atende aos princípios ergonômicos para uma perfeita interação homem-máquina, visando, sobretudo a operação segura da aeronave, e considerando que a pilotagem ou o piloto são os principais fatores na causa de acidentes. De forma a alcançar esse objetivo, foi adotada uma metodologia de natureza descritiva, por meio de pesquisa documental e bibliográfica. Por intermédio de um aprofundamento teórico sobre o assunto buscou-se avaliar a influência ergonômica com base em dois aspectos: adequabilidade da posição do EFIS control panel para a pilotagem, em condições de voo por instrumentos, e adequabilidade da posição dos instrumentos de backup. Para isso, foram descritos os equipamentos incorporados na aeronave pela modernização, detalhando suas funções e localização na cabine. Foram também coletados dados sobre os fatores ergonômicos relacionados com a automação e o voo, buscando embasamento de como deveria ser um cockpit bem desenhado e os problemas que podem ocorrer caso isso não seja observado. Foram identificadas, nesses dois equipamentos, probabilidades de perda da consciência situacional e aparecimento de ilusões visuais ou desorientação espacial no piloto.
Referências
ALEXANDERSON, E. Human error in aviation. School of Aviation. Lund University, 2003.
ASTRONAUTICS CORPORATION OF AMERICA. C-130 Maintenance manual supplement for C-130 avionics modernization program. Milwaukee, 2005.
BILLINGS, C. E. Aviation automation: the search for a human-centered approach. Ohio: Lawrence Erlbaum, 1997.
BRASIL. Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. Voo por Instrumentos.
Brasília, DF, 2008. Disponível em: <http://www.cenipa.aer.mil.br>. Acesso em: 22 ago. 2008.
DEHART, R. L. Fundamentals of aerospace medicine. 2. ed. California: Williams & Wilkins, 1996.
FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION. The Interfaces Between Flightcrews and Modern Flight Deck Systems. FAA, 1996, Disponível em: <http://www.faa.gov>. Acesso em: 26 ago. 2008.
INTERNATIONAL ERGONOMICS ASSOCIATION. ERGONOMIA. Disponível em: <http://ergonomics-iea.org>. Acesso em: 26 ago. 2008.
MARTINS, E. T. Ergonomia na aviação: um estudo crítico da responsabilidade dos pilotos na causalidade dos acidentes. Recife: UFPE, 2002.
McFARLAND, R. A. Human factors in air transport design. New York: McGraw-Hill Book Company, 1986 (na obra: London).
MUTHER, R. Planejamento do layout: sistema SLP. São Paulo: Edgard Blucher, 1978.
ORGANIZAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL INTERNACIONAL. Consecuencias operacionales de la automatización en los puestos de pilotaje de tecnología avanzada. Montreal: [s.n.] 1992.
PATTERSON, A. Aspects of aircraft design that enhance safety, 2000, Disponível em: <http://www.vision.net.au/~apaterson/aviation/aircraft_design.htm>. Acesso em: 02 set. 2008.
SUMWALT, R. Fatores humanos, 1987. Disponível em: <http://www.airsafetygroup.com.br>. Acesso em: 20 ago. 2008.
TEMPORAL, W. et al. Medicina Aeroespacial. Rio de janeiro: Luzes, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Fábio Luiz Barbosa Rastelli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista da UNIFA permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Revista da UNIFA é regida pela licença CC-BY-NC