A Universidade da Força Aérea e o peso corporal dos militares:
um Estudo de Caso
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2010.23.806Palavras-chave:
Sistemas, Peso Corporal, Obesidade, MilitaresResumo
O objetivo deste trabalho foi investigar como a Universidade da Força Aérea (UNIFA) tratava sistemicamente o peso corporal de seus militares, interagindo através de seus setores internos e do HAAF (Hospital de Aeronáutica dos Afonsos). Foram investigados esses setores para elucidar como cada um procedia com o peso corporal dos militares. Ainda foram verificadas as inter-relações existentes. O universo da pesquisa contemplou a UNIFA e o HAAF no Comando da Aeronáutica. O procedimento de coleta de dados foi baseado na pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Para a realização da pesquisa de campo foram levantados dados do processo de cada um dos setores, através da aplicação de entrevista estruturada. Na análise qualitativa realizada sob a ótica sistêmica, verificou-se que não há inter-relacionamento entre os subsistemas estudados, apesar de cada subsistema desenvolver seu trabalho e aguardar o cliente procurá-lo e/ou o surgimento de um coordenador para acioná-lo. Há um embrião sistêmico através do Projeto “Trabalho Integrado de Melhoria da Saúde do Efetivo” (TIME) que conta com 30 voluntários obesos que recebem o apoio multidisciplinar de médicos, nutricionistas, profissionais de educação física e psicólogos.
Referências
ABRAHÃO, F. T. M. Descrição sistêmica da operação GOL. Rio de Janeiro: ECEMAR, UNIFA, 2007.
BARROS, C. A. S. M. de. Alcoolismo, obesidade, consultoria pediátrica. Porto Alegre: Movimento, 1994.
BERTALANFFY, L. V. Teoria geral dos sistemas: fundamentos, desenvolvimento e aplicações. 3. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
BRASIL. Comando da Aeronáutica. FMA 145-11; Coletânea de Dietas Alimentares. Brasília, DF, 1988.
_______. Comissão de Desportos da Aeronáutica. ICA 54-1; Teste de Condicionamento Físico do Comando da Aeronáutica. Brasília, DF, 2006.
______. NSCA 54-1; Organização e o Funcionamento do Sistema de Educação Física e Desportos da Aeronáutica. Brasília, DF, 2006.
_______. NSMA 145-1; Normas do Sistema de Subsistência. Brasília, DF, 1983.
_______. Estado-Maior da Aeronáutica. DCA 2-1 26; Doutrina de logística da aeronáutica. Brasília, DF, 2003.
_______. Hospital de Aeronáutica dos Afonsos. DCA 01/ 2007; Diretriz do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos. Rio de Janeiro, RJ, 2007.
_______. Universidade da Força Aérea. NPA 067/DA/2008; Funcionamento da Seção de Saúde da UNIFA. Rio de Janeiro, RJ, 2008.
_______. NPA 044/DA/2007; Funcionamento da Seção de Subsistência. Rio de Janeiro, RJ, 2007.
_______. NPA 072/DA/2008; Funcionamento da Subdivisão de Pessoal da UNIFA. Rio de Janeiro, RJ, 2008.
BRASIL. Ministério da Aeronáutica. Estado-Maior da Aeronáutica. RCA 34-1; Regulamento Interno dos Serviços da Aeronáutica. Brasília, DF, 2005.
BRASIL. Ministério da Defesa. Estado-Maior das Forças Armadas. RMA 35-1; Estatuto dos Militares. Brasília, DF, 1981.
_______. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução CNS nº 408, de 11 de dezembro de 2008. Aprova as diretrizes para a promoção da alimentação saudável com impacto na reversão da epidemia de obesidade e prevenção das doenças crônicas não transmissíveis. Brasília, DF, 2008.
_______. Ministério do Orçamento Planejamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa de Orçamentos Familiares: análise da disponibilidade domiciliar de alimentos e do estado nutricional do Brasil, Rio de Janeiro: IBGE, 2004.
_______. Ministério do Trabalho e Emprego. Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho. Orientação da Educação Alimentar. Brasília, DF, 1999.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Constituição da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 1988.
_______. Lei 8080; Lei Orgânica da Saúde. Brasília, DF, 1990.
_______ . Lei 11346; Lei de Segurança Alimentar e Nutricional. Brasília, DF, 2006.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 1996.
GOMES, M. P. Construindo soluções acadêmicas: monografias, dissertações e teses – do projeto à defesa. Rio de Janeiro: UNIFA: ed. Luzes, 2005.
LADEIRA, S. J. A qualidade nutricional da alimentação produzida pelo serviço de subsistência da UNIFA. Rio de Janeiro: ECEMAR, UNIFA, Rio de Janeiro, 2005.
MARANHÃO, M.; MACIEIRA, M. E. B. O processo nosso de cada dia: modelagem de processos de trabalho. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora Ltda, 2004.
MUNIZ, G. R. Obesidade abdominal e sua correlação com um programa de condicionamento físico. Rio de Janeiro: UNIFA, CCEM, 2006.
PHILIPPI, S. T.; LATTERZA, A. R.; CRUZ, A. T. R. e RIBEIRO, L. C. Pirâmide alimentar adaptada: guia para escolha dos alimentos. São Paulo: rev. nutr., Campinas, 12(1): 65-80, jan./abr., 1999.
POLLOCK, M.L.; WILMORE, J.H. Exercícios na saúde e na doença: avaliação e prescrição para prevenção e reabilitação: Rio de Janeiro: Médica e Científica, 1993.
RAMOS, M. A. T. Influência do treinamento físico-profissional militar no índice de gordura dos oficiais superiores da FAB. Monografia (Curso de Comando e Estado-Maior) – Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, Universidade da Força Aérea, Rio de Janeiro, 2008.
SAKURA, F. A implantação de sistemas da qualidade em um centro de computação: análise de uma experiência. Monografia (Curso de Comando e Estado-Maior) – Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, Universidade da Força Aérea, Rio de Janeiro, 2008.
SANT’ANNA, S.C.; FERRIANI, M. G.C. O trabalho de grupo: reflexões do cotidiano, relato de uma experiência. Ribeirão Preto. Revista latino-am. enfermagem julho de 2000, v.8, n.3, p 97-101.
SANTOS, R. D. dos. Derrube o colesterol! São Paulo: Abril, 2008.
SANTOS, W. dos. Consumo de gêneros alimentícios na guarnição de aeronáutica dos Afonsos – o risco da hipertensão arterial. Monografia (Curso de Comando e Estado-Maior) – Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, Universidade da Força Aérea, Rio de Janeiro, 2006.
SILVA, G. V.; NASCIMENTO, L. R. S.; JÚNIOR, E. B. Verificação do condicionamento físico na aeronáutica: uma análise da satisfação do cliente. Rio de Janeiro: ECEMAR, UNIFA, Revista da UNIFA de agosto de 2007, Rio de Janeiro, 19 (22): 13-28, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Marcos Lopes da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista da UNIFA permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Revista da UNIFA é regida pela licença CC-BY-NC