Confiabilidade dos Sistemas de Armas - Uma Proposta de Gerenciamento
DOI:
https://doi.org/10.22480/rev.unifa.1998.12.959Palavras-chave:
Confiabilidade, Manutenção, Sistemas de ArmasResumo
O artigo aborda a importância da confiabilidade em sistemas de armas, destacando a evolução da logística na Aeronáutica e os desafios enfrentados devido à complexidade crescente dos sistemas. A análise da confiabilidade é apresentada como uma ferramenta essencial para a manutenção eficaz, propondo a implementação de um sistema de Manutenção Centrada na Confiabilidade (RCM). O estudo enfatiza a necessidade de uma coleta de dados mais robusta e de análises estatísticas para identificar falhas e suas causas, visando melhorar a eficiência operacional e reduzir custos logísticos.
Referências
BLANCHARD, Benjamin S. FABRYCKY, Wolter J. - Logistics Engineering and Management. New Jersey: Prentice-Hall, Inc, 1992. 556 p.
BRASIL. Associação Brasileira de Normas Técnicas. Confiabilidade de Equipamentos - Recomendações Rio de Janeiro, 1986. (NBR 9320).
_____. Associação Brasileira de Normas Técnicas. Confiabilidade e manutenabilidade. Rio de Janeiro, 1994. (NBR 5462).
_____. Ministério da Aeronáutica. Estado-Maior da Aeronáutica. Ciclo de Vida de Sistemas e Materiais da Aeronáutica. Brasilia, 1992. (DMA 400-6)
_____. Ministério da Aeronáutica. Diretoria de Material da Aeronáutica. Relatório de Deficiência (RD). Rio de Janeiro, 1985. (IMA 66-2)
DOTY, Leonard A. Reliability for the technologies New York: Industrial Press Inc. 1989. 307 p.
JONES, Richard B .. Risk-Based Manage ment: a reliability centered approach. Houston: Gulf Publishing Company, 1995. 282 p.
PROGRAMA CONJUNTO AM-X. AMX Engineering Support Procedure: investigazione sui difetti. Roma, 1996. (AESP n°1).
_____. AMX Engineering Support Proce dure: gestione dati inconvenienti. Roma, 1996. (AESP n°8).
_____. AMX Engineering Support Proce dure: gestione dati di manutenzione. Roma, 1996. (AESP n°9).
UNIVERSIDADE DA FORÇA AÉREA. Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica. Atividades e funções logísticas: fundamentos da logística. Rio de Janeiro, 1998. (Apostila).
_____. Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica. Atividades e funções logisticas: logística na Força Aérea - suprimento. Rio de Janeiro, 1998. (Apostila).
_____. Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica. 14 - Avaliação da força: planejamento de emprego de armamento não-nuclear. Rio de Janeiro, 1998. (Apostila).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carlos Alberto Vieira de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista da UNIFA permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Revista da UNIFA é regida pela licença CC-BY-NC