Carga de trabalho de instrutores da AFA durante uma instrução de formatura na aeronave T-27

Autores

  • Marcelo Furtado de Almeida Corpo de alunos, Escola Preparatória de Cadetes do Ar, EPCAR, Barbacena, MG, Brasil
  • Fábio Angioluci Diniz Campos Academia da Força Aérea , AFA, Pirassununga, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22480/rev.unifa.2024.37.616

Palavras-chave:

Aviadores, carga de Trabalho, instrução Aérea

Resumo

A alta demanda cognitiva inerente ao voo é identificada como um fator fundamental que contribui substancialmente para a carga de trabalho (CT) dos pilotos. Essa CT, por sua vez, tem impacto na fadiga, desempenho e segurança de voo. O estudo proposto tem como objetivo avaliar a CT de instrutores de voo militares. Aprofundando-se na conceituação e mensuração da CT, o estudo reconhece sua natureza subjetiva, influenciada por diversas dimensões. A pesquisa foi conduzida com 22 instrutores de voo da Academia da Força Aérea (AFA), focalizando voos de formatura. Como procedimentos metodológicos adotados, o estudo utilizou o questionário NASA-TLX para mensurar a percepção da CT dos instrutores. Os resultados obtidos indicam níveis significativamente elevados de CT, com atenção particular para dimensões como Desempenho, Demanda Mental e Esforço. Essa CT acentuada é associada à necessidade constante de monitorar detalhes cruciais durante voos de treinamento, especialmente ao supervisionar pilotos em formação para garantir a qualidade da instrução e a segurança de voo. Concluindo, este estudo destaca a importância de analisar a CT dos instrutores de voo para compreender os níveis de estresse envolvidos e as dimensões mais influentes nesse contexto. A compreensão da intensidade da CT e das áreas que mais contribuem para sua formação é relevante para a adoção de medidas mitigadoras e o gerenciamento da condição mental dos instrutores de voo.

Biografia do Autor

  • Marcelo Furtado de Almeida, Corpo de alunos, Escola Preparatória de Cadetes do Ar, EPCAR, Barbacena, MG, Brasil

    Major Aviador da Força Aérea Brasileira. É mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional (PPGDHO) da Universidade da Força Aérea (UNIFA). Concluiu o Curso de Formação de Oficiais Aviadores pela Academia da Força Aérea - AFA (2009). Possui os Títulos de Bacharel em Ciências Aeronáuticas, com Habilitação em Aviação Militar, e em Administração, com ênfase em Administração Pública, ambos pela AFA (2009). Possui Cursos de Extensão em Gestão de Projetos pela Universidade Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2020) e Especialização “lato sensu” MBA em Gestão Pública com ênfase em Projetos e Processos pela UNIFA (2021). Possui experiência de 7 anos como instrutor de voo na AFA. Atualmente trabalha na formação dos futuros Cadetes da Aeronáutica, sendo oficial do Corpo de Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar – EPCAR, na cidade de Barbacena-MG.

  • Fábio Angioluci Diniz Campos, Academia da Força Aérea , AFA, Pirassununga, SP, Brasil

    Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2003), Especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (2005) e mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2011). Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Metodista de Piracicaba (2017). Professor Efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Ceres durante os anos de 2019 e 2020. Docente e orientador do Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional (PPGDHO) da Universidade da Força Aérea (UNIFA). Tem experiência na área de Educação Física na área de Biodinâmica do Movimento Humano (Desempenho Humano Operacional).

Referências

BEZERRA, F. G. V; RIBEIRO, S. L. O. Preliminary study of the pilot’s workload during emergency procedures in helicopters air operations. Work (Reading, Mass.), Netherlands, v. 41 Suppl 1, p. 225–231, 2012. https://doi.org/10.3233/WOR-2012-0161-225.

CAIN, B. A Review of the Mental Workload Literature. Defence research and development Toronto (Canada), n. 1998, p. 4-1-4–34, 2007.

CAO, X.; MACNAUGHTON, P.; CADET, L. R.; CEDENO-LAURENT, J. G.; FLANIGAN, S.; VALLARINO, J.; DONNELLY-MCLAY, D.; CHRISTIANI, D. C.; SPENGLER, J. D.; ALLEN, J. G. Heart rate variability and performance of commercial airline pilots during flight simulations. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 16, n. 2, 2019. https://doi.org/10.3390/ijerph16020237.

CHARLES, R. L.; NIXON, J. Measuring mental workload using physiological measures: A systematic review. Applied Ergonomics, v. 74, n. September 2016, p. 221–232, 2019. https://doi.org/10.1016/j.apergo.2018.08.028.

DINIZ, R. L.; GUIMARÃES, L. B. D. M. Avaliação das demandas física e mental no trabalho do cirurgião em procecimentos eletivos. 2003. 210 f. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003.

DUNCAN, J. Pilot ’ s Handbook of Aeronautical Knowledge. Pilot’s Handbook of Aeronautical Knowledge, p. 524, 2016.

GARCÍA-MAS, A.; ORTEGA, E.; PONSETI, J.; TERESA, C. De; CÁRDENAS, D. Medicina del Deporte Workload and cortisol levels in helicopter combat pilots during simulated flights. Revista Andaluza de Medicina del Deporte, v. 9, n. 1, p. 7–11, 2016. https://doi.org/10.1016/j.ramd.2015.12.001.

GRECO, P. C.; CATALANO, F. M.; SOUTO, A. R. P.; RIBEIRO, M. L.; GIORIA, R. S. Historical review and analysis of Santos Dumont’s 14-BIS. 41st Aerospace Sciences Meeting and Exhibit, n. January, 2003. https://doi.org/10.2514/6.2003-99.

GRIER, R. A. How high is high? A meta-analysis of NASA-TLX global workload scores. Proceedings of the Human Factors and Ergonomics Society, v. 2015-Janua, p. 1727–1731, 2015. https://doi.org/10.1177/1541931215591373.

HANCOCK, G. M.; LONGO, L.; YOUNG, M. S.; HANCOCK, P. A. Mental Workload. Handbook of Human Factors and Ergonomics, p. 203–226, 2021. https://doi.org/10.1002/9781119636113.ch7.

HART, S. G. NASA-task load index (NASA-TLX); 20 years later. Proceedings of the Human Factors and Ergonomics Society, p. 904–908, 2006. https://doi.org/10.1177/154193120605000909.

HART, S. G.; STAVELAND, L. E. Development of NASA-TLX (Task Load Index): Results of empirical and theoretical research. HANCOCK, P. A.; MESHKATI, N., n. Amsterdam: North-Holland, p. 139–183, 1988. https://doi.org/10.1007/s10749-010-0111-6.

HEBBAR, P. A.; BHATTACHARYA, K.; PRABHAKAR, G.; PASHILKAR, A. A.; BISWAS, P. Correlation Between Physiological and Performance-Based Metrics to Estimate Pilots’ Cognitive Workload. Frontiers in Psychology, v. 12, 2021. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.555446.

HERTZUM, M. Reference values and subscale patterns for the task load index (TLX): a meta-analytic review. Ergonomics, v. 64, n. 7, p. 869–878, 2021. https://doi.org/10.1080/00140139.2021.1876927.

KRAMER, A. F.; SIREVAAG, E. J.; BRAUNE, R. A psychophysiological assessment of operator workload during simulated flight missions. Human factors, United States, v. 29, n. 2, p. 145–160, abr. 1987. https://doi.org/10.1177/001872088702900203.

LYSAGHT, R. J.; HILL, S. G.; DICK, a O.; PLAMONDON, B. D.; LINTON, P. M.; WIERWILLE, W. W.; ZAKLAD, a L.; BITTNER JR, a C.; WHERRY, R. J. Operator workload: Comprehensive review and evaluation of operator workload methodologies. United States Army Research Institute for the Behavioral Sciences, Technical Report, v. 851, p. 903–986, 1989.

MCDALE, S.; MA, J. Effects of fatigue on flight training: A survey of U.S. part 141 flight schools. International Journal of Applied Aviation Studies, v. 8, n. 2, p. 311–336, 2008.

MURPHY, J. D. Military Aircraft, Origins to 1918: An Illustrated History of Their Impact. Santa Barbara; CA: ABC-CLIO, 2005.

ROLFE, J. M. Whither workload? Applied Ergonomics, v. 4, n. 1, p. 8–10, 1973. https://doi.org/10.1016/0003-6870(73)90003-3.

ROUWHORST, W.; VERHOEVEN, R.; SUIJKERBUIJK, M.; BOS, T.; MAIJ, A.; VERMAAT, M.; ARENTS, R. Use of Touch Screen Display Applications for Aircraft Flight Control. Digital Avionics Systems Conf. (DASC), v. 36th, n. IEEE/AIAA, p. 1–10, 2017. https://doi.org/10.1201/b17346-12.

TAO, D.; TAN, H.; WANG, H.; ZHANG, X.; QU, X.; ZHANG, T. A systematic review of physiological measures of mental workload. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 16, n. 15, p. 1–23, 2019. https://doi.org/10.3390/ijerph16152716.

VELTMAN, J. A.; GAILLARD, A. W. K. Physiological indices of workload in a simulated flight task. Biological Psychology, v. 42, n. 3, p. 323–342, 1996. https://doi.org/10.1016/0301-0511(95)05165-1.

VILLAFAINA, S.; FUENTES-GARCÍA, D. J. P.; GUSI, N.; TORNERO-AGUILERA, J. F.; CLEMENTE-SUÁREZ, V. J. Psychophysiological response of military pilots in different combat flight maneuvers in a flight simulator. Physiology & behavior, United States, v. 238, p. 113483, set. 2021. https://doi.org/10.1016/j.physbeh.2021.113483.

VIRTANEN, K.; MANSIKKA, H.; KONTIO, H.; HARRIS, D. Weight watchers: NASA-TLX weights revisited. Theoretical Issues in Ergonomics Science, v. 23, n. 6, p. 725–748, 2022. https://doi.org/10.1080/1463922X.2021.2000667.

WANG, Z.; FU, S. Evaluation of a strapless heart rate monitor during simulated flight tasks. Journal of Occupational and Environmental Hygiene, v. 13, n. 3, p. 185–192, 2016. https://doi.org/10.1080/15459624.2015.1101121.

WILSON, G.F. An Analysis of Mental Workload in Pilots During Flight Using Multiple Psychophysiological Measures. International Journal of Aviation Psychology, v. 12, n. 1 SPEC, p. 3–18, 2002. https://doi.org/10.1207/s15327108ijap1201_2.

WISE, J. A.; HOPKIN, V. D.; GARLAND, D. J. (Ed.). Handbook of aviation human factors. CRC press, 2010.

ZHENG, Y.; LU, Y.; JIE, Y.; FU, S. Predicting Workload Experienced in a Flight Test by Measuring Workload in a Flight Simulator. Aerospace medicine and human performance, China, v. 90, n. 7, p. 618–623, jul. 2019. https://doi.org/10.3357/AMHP.5350.2019.

Downloads

Publicado

2024-09-20

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Carga de trabalho de instrutores da AFA durante uma instrução de formatura na aeronave T-27. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 37, p. 1–16, 2024. DOI: 10.22480/rev.unifa.2024.37.616. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/616.. Acesso em: 18 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

431-440 de 487

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.