Perspectivas para a propulsão híbrida no Brasil

Autores

  • Susane Ribeiro Gomes Programa de Pós-Graduação de Engenharia Aeronáutica e Mecânica do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) São Paulo, Brasil
  • Leopoldo Rocco Junior Programa de Pós-Graduação de Engenharia Aeronáutica e Mecânica do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) São Paulo, Brasil
  • Koshun Iha Programa de Pós-Graduação de Engenharia Aeronáutica e Mecânica do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) São Paulo, Brasil
  • José Atílio Fritz Fidel Rocco Programa de Pós-Graduação de Engenharia Aeronáutica e Mecânica do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2010.23.808

Palavras-chave:

Motor-foguete híbrido, Propulsão aeroespacial, Propulsão híbrida, Motor de apogeu

Resumo

A produção de pequenos, micro e nanosatélites está crescendo de forma acelerada tendo, como consequência, um aumento na produção de veículos lançadores dos mais variados tipos e desempenhos, dando início a uma elevada concorrência por uma posição relevante neste importante mercado internacional. Desta maneira, países em desenvolvimento devem reunir esforços no sentido de entrar nesta competição, ainda nesta década, enquanto ainda há espaço nesta atividade. Esta tentativa deve compreender o desenvolvimento de um programa espacial relacionado ao desenvolvimento de veículos lançadores para atender à demanda de posicionar satélites em órbitas baixas e altas. Esta demanda deve motivar as empresas provedoras de serviços de satelitização a encontrar maneiras econômicas de lançá-los independentemente de tamanho e órbita a ser alcançada. Por este motivo, explorar diferentes maneiras de providenciar o lançamento de satélites pelo uso de motores-foguete do tipo híbrido, um sistema de propulsão química que ganha cada vez atenção dos pesquisadores da área de propulsão aeroespacial, torna-se imperioso pelas suas características de custos de produção reduzidos e alta segurança operacional. Desta maneira, este artigo pretende apresentar a viabilidade dessa tecnologia, lidando inicialmente com aspectos de projeto e operação, aplicados ao desenvolvimento deste ramo da ciência no Brasil.

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Publicado

2010-06-01

Edição

Seção

Artigos de Atualização

Como Citar

Perspectivas para a propulsão híbrida no Brasil. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 23, n. 26, 2010. DOI: 10.22480/revunifa.2010.23.808. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/808.. Acesso em: 19 set. 2024.

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