Dimensionando Explosivos em Cabeça de Guerra para o Efeito de Sopro
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2008.20.779Palavras-chave:
Cabeça de guerra, Efeitos da pressão, Explosivos, Onda de choqueResumo
A detonação de um explosivo resulta na produção e na conseqüente liberação violenta de gases comprimidos. A energia produzida propaga-se rapidamente através do meio (ar ou água), provocando variações de pressão, formando uma onda explosiva, que se propaga com velocidade superior à do som. Esta frente de onda, com elevada pressão dinâmica e velocidade supersônica, é conhecida como onda de choque e confere à detonação um enorme poder de ruptura. O efeito terminal desta onda de choque é denominado Sopro ou blast effect. Este trabalho estuda o efeito de sopro gerado por uma onda de choque sobre alvos militares, descreve a relação entre pressão de detonação e massa de explosivo, visando otimizar a quantidade de explosivos, bem como a sua distância ao alvo que se pretende neutralizar. Conhecendo-se, através de métodos e equações matemáticas, a pressão gerada pela onda de choque resultante da detonação de certa quantidade de explosivo químico a uma determinada distância do foco, bem como os limites suportados por determinadas estruturas, é possível, com o relacionamento desses parâmetros, elaborar tabelas dinâmicas em planilhas eletrônicas, gerando gráficos de rápida leitura que possam auxiliar no dimensionamento da massa de explosivos para o efeito de sopro em cabeças de guerra para a provocação de danos em um alvo específico.
Referências
BAKER, W. E. et al. Explosion hazards and evaluation. New York: Elsevier Scientific Publishing Company, 1983
CHAPMAN, T. C.; ROSE, T. A.; SMITH, P. D. Reflected blast wave resultants behind cantilever walls: a new prediction technique. International Journal of Impact Engineering, Pergamon, USA, v.16, p. 397-403, 1995.
CRANZ, C. Lehrbuch der ballistik. Berlin: Springer-Verlag, 1926.
KINNEY G. F.; GRAHAM, K. J. Explosive shocks in air. 2. ed. New York: Springer-Verlag, 1985.
WESTINE, Peter S. R-W plane analysis for vulnerability of targets to air blast. San Antonio, Texas: Southwest Research Institute, 1972.
SMITH, P.D.; HETHERINGTON, J.G. Blast and ballistic loading of structures. Oxford: Butterworth-Heinemann, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Wilson Carlos Lopes Silva, Koshun Iha, Paulo Cesar Miscow Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista da UNIFA permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Revista da UNIFA é regida pela licença CC-BY-NC