Conhecimento Cognitivo de Pilotos:
fator de aumento na segurança de voo
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2009.21.774Palavras-chave:
Segurança de vôo, Conhecimento, Acidentes Aeronáuticos, Desempenho de aeronavesResumo
Um acidente aeronáutico não tem uma causa única, mas decorre de uma série de fatores contribuintes que, somados, acabam por torná-lo inevitável. Esta pesquisa tem por objetivo verificar em que medida a carência de conhecimento das tripulações a respeito de aerodinâmica e desempenho de aeronaves pode influenciar nos índices de segurança de vôo. Para tal, são analisados os acidentes com aeronaves de transporte multimotoras da Força Aérea Brasileira (FAB) ocorridos entre 1995 e 1999. Para dar suporte ao trabalho, são utilizadas a Teoria do Dominó, de Henrich e a Why-because Analisys (WBA), de Ladkin e Loer, ambas relacionadas à corrente de eventos que culminam com a ocorrência de acidentes e são utilizadas nas investigações. Ao término do trabalho, conclui-se que, apesar de não necessariamente ser o principal fator contribuinte na maioria dos acidentes pesquisados, a falta de conhecimento pode ter uma participação ativa na seqüência de eventos que conduzem ao mesmo, merecendo uma atenção especial do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER).
Referências
ARANTES, R. M. Relatório de análise: situação dos dados de desempenho em decolagem das aeronaves C-95(-/A/B) e P-95 da FAB. São José dos Campos, SP: Centro Técnico Aeroespacial, 2005.
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. NSMA 3-1: conceituação de vocábulos, expressões e siglas de uso no SIPAER. Brasília, DF, 1999.
______. NSCA 3-3: prevenção de acidentes aeronáuticos. Brasília, DF, 2005.
______. Resumo dos relatórios finais dos acidentes de 1995 a 1999. Brasília-DF, 2003.
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Centro Técnico Aeroespacial. Mecânica de vôo: aviões: São José dos Campos, SP, 1990a. v. 1: desempenho: 08-E-A.
______. Mecânica de vôo: aviões: São José dos Campos, SP, 1990b. v. 2: qualidades de vôo: 08-E-A.
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Comando Geral de Operações Aéreas. DCAR 064/PAA. Brasília, DF, 1991.
EMPRESA BRASILEIRA DE AERONÁUTICA. Manual de voo do C-95A: O.T. 1 C-95A(110K1)-1. Revisão 12. São José dos Campos, SP, 1993.
______. Manual de voo do C-95B: O.T. 1 C-95B(110P1)-1. Revisão 20. São José dos Campos, SP, 1995.
HEINRICH, H. W.; GRANNISS, E. R. Industrial accident prevention: a scientific approach. New York: McGraw-Hill, 1959.
JOHNSON, C. W. Failure in safety-critical systems: a handbook of accident and incident reporting. Glasgow: University of Glasgow Press, 2003.
LADKIN, P. B.; LOER, K. Explaining accidents causally using why-because analysis (WBA). In: WORKSHOP ON HUMAN ERROR, SAFETY, AND SYSTEM DEVELOPMENT. 1999, Proceedings… Liège, [s.n.], 1999.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
LUPOLI, J. G. Discovering the Brazilian Air Force squadron commanders perception regarding organizational accidents. Tese (Mestrado)-Central Missouri State University, Warrensburg, 2006.
PINTO, L. S. Aerodinâmica e desempenho de aeronaves para pilotos. Porto Alegre: Magister, 1989.
REASON, J. Managing the risks of organizational accidents. Aldershot: Ashgate, 1997.
SILVA, L. F. A. Acidente aeronáutico na FAB: análise dos fatores contribuintes: 1995 a 1999. Monografia (Pós-Graduação em Gestão de Processos)-Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, Universidade da Força Aérea, Rio de Janeiro, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Mario Cesar Berto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista da UNIFA permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Revista da UNIFA é regida pela licença CC-BY-NC