O Impacto do CRM na Aviação de Asas Rotativas da FAB

Autores

  • Alexandre Anselmo Lima Força Aérea Brasileira

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2009.21.765

Palavras-chave:

Prevenção de acidentes, Segurança de voo, Gerenciamento, Asas Rotativas

Resumo

Este estudo propôs-se a investigar o impacto do programa de Gerenciamento de Recursos de Tripulação (CRM), como forma de otimização da interface homem-máquina e suas atividades interpessoais no meio aéreo, verificando as conseqüências dessa medida para os esquadrões de helicóptero da Força Aérea Brasileira. Para tanto, investigou-se tal impacto por meio dos Fatores Contribuintes ligados ao desempenho dos tripulantes e presentes nas ocorrências aeronáuticas, em dois períodos distintos na vida da organização: antes e após a implantação do treinamento CRM. Uma pesquisa de campo também foi empregada com o intuito de verificar o atual estágio de implementação do CRM e sua influência nas organizações, segundo a percepção de seus responsáveis. Delimitou-se o arcabouço teórico pela revisão dos conceitos que balizam a interação do homem com o meio aeronáutico e suas consequências para a segurança de tal atividade, e ainda, os modos de aquisição de comportamentos no contexto social, citados por Bandura, Ajzen e Fishbein, como idéia-chave que permeia o treinamento CRM como ferramenta para o incremento operacional. Com os resultados auferidos pelo estudo, não foi possível inferir que a doutrina CRM consolidou-se em um novo “modus operandi” dos esquadrões de helicóptero, o qual resultaria em otimização da sua cultura de segurança de voo.

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Publicado

2009-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O Impacto do CRM na Aviação de Asas Rotativas da FAB. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 21, n. 24, 2009. DOI: 10.22480/revunifa.2009.21.765. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/765.. Acesso em: 10 nov. 2024.

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