Modelo digital de elevação da aeronave R-99
estudo sobre a acurácia dos dados altimétricos
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2013.26.593Palavras-chave:
Modelo digital de elevação, SAR R-99, NSSDA, InterferometriaResumo
O Radar de Abertura Sintética da aeronave R-99 (SAR R-99) possui vários modos de operação, sendo um dos mais importantes o Interferometric SAR (InSAR). A principal finalidade do InSAR é gerar um modelo numérico do relevo, conhecido por Modelo Digital de Elevação (MDE), que permite a visualização da imagem em formato tridimensional e a geração de mapas topográficos, motivo pelo qual o SAR R-99 foi incluído no Projeto Cartografia da Amazônia. Apesar disso, existem poucos estudos realizados acerca da precisão desses dados, principalmente em relação ao dado altimétrico. Portanto, o objetivo deste trabalho é comparar a altimetria do MDE gerado pelo SAR R-99 com o MDE gerado por uma carta topográfica e classificar o MDE do SAR R-99 em conformidade com o Padrão de Exatidão Cartográfica (PEC) e o National Standard for Spatial Data Accuracy (NSSDA), a partir da avaliação da acurácia da altimetria. Para a avaliação quantitativa (estatística) foram selecionadas amostras no MDE topográfico e amostras homólogas no MDE do SAR R-99, cuja distribuição e espaçamento seguiram os critérios da metodologia do NSSDA. Considerando os valores das alturas para os dois MDE, calculou-se a correlação existente e o resultado obtido permitiu concluir que o MDE do SAR R-99 gerado no modo interferométrico atende às especificações do PEC para a classe “A” na escala de 1/100.000.
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