Clausewitz e os Modernos Jogos de Guerra

perder pode ser melhor do que ganhar

Autores

  • Raymond B. Furlong Força Aérea Brasileira

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.1985.1.562

Palavras-chave:

fatores morais, elementos da guerra, comandantes, campo de batalha

Resumo

Na ausência da guerra de verdade, os jogos de guerra nos ajudam a aprender sobre ela e a avaliar os conceitos militares. O jogo de guerra que desenvolve e identifica o oficial dotado das qualidades desejáveis para exercer o comando deve reproduzir os elementos da guerra: perigo, esforço, incerteza e acaso. A guerra real não obedece regras básicas e, por isso sugiro que os jogos sejam "injustos". Cumpre fazer com que nossos comandantes em potencial entendam que, no que se refere a jogos de guerra, é possível que quando ganhamos, perdemos. Preparemo-nos para ganhar onde a vitória reamente tem importância. (Resumo elaborado pela Editoria da Revista da UNIFA)

Referências

Carl von Clausewitz, De Guerra, editado e traduzido por Michael Howard e Peter Paret (Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1976). p. 184. Todas as outras citações com o número das páginas são dessa edição de Da Guerra.

Brigadeiro Curtis E. LeMay, Entrevista feita pelo Departamento de História Oral da Força Aérea dos Estados Unidos, Base Aérea Maxwell, Alabama: Centro de Pesquisa Histórica Albert F. Simpson, março de 1965, p. 24.

Downloads

Publicado

1985-10-23

Como Citar

Clausewitz e os Modernos Jogos de Guerra: perder pode ser melhor do que ganhar. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, 1985. DOI: 10.22480/revunifa.1985.1.562. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/562.. Acesso em: 10 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

21-30 de 429

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.