A influência da compreensão dos pilotos acerca da interação dos fatores de risco na operação de pouso de máximo esforço na Antártica

Autores

  • Joyce de Souza Conceição Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Rio de Janeiro/RJ – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2020.33.224

Palavras-chave:

Antártica, Pouso de Máximo Esforço, Fatores de Risco, Compreensão

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo identificar qual é a influência da compreensão dos pilotos acerca da interação dos fatores de risco na operação de pouso de máximo esforço na Antártica. Para isto, inicialmente procedeu-se pesquisa documental, a fim de determinar, dentre os fatores de planejamento do pouso de máximo esforço, quais aqueles que se constituem fatores de risco no contexto Antártico. Por meio da aplicação do arranjo de matrizes proposto pelo Método Brasiliano de Análise de Riscos, as variáveis identificadas foram classificadas de acordo com suas características de motricidade e dependência. Após isto, foi realizado levantamento junto aos pilotos do Quadro de Tripulantes Antárticos, buscando verificar qual era compreensão daqueles tripulantes quanto à interação entre os fatores, os quais foram igualmente submetidos a um arranjo de matrizes e classificados de acordo com método proposto por Brasiliano (2006). A comparação entre a classificação aferida na pesquisa e a percebida pelos pilotos indicou diferenças na localização dos fatores “vento”, “contaminação” e “ponto de toque”, os quais foram compreendidos pelos tripulantes como os de menor influência no sistema. Sendo assim, verificou-se que tal diferença observada pode ser indício de uma baixa Consciência Situacional no nível “compreensão”, o qual, segundo Endsley (1999), refere-se à habilidade de compreender, interpretar e avaliar dados. Após  tais constatações, concluiu-se que a compreensão inadequada a respeito da interação dos fatores de risco pode concorrer para acidentes ou incidentes na operação em SCRM, aumentando a possibilidade de eventos como saídas de pista ou perdas de controle lateral da aeronave.

Referências

ALMEIDA, C. A. et al. Ocorrências Aeronáuticas: Panorama Estatístico da Aviação Brasileira - Aviação Civil 2006-2015. Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. Brasília, 2016, 117 p.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Ala 11. ICA 11- 170 – Plano de Trabalho Anual do 1°/1°GT. Rio de Janeiro, 2017.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. Divulgação Operacional (DIVOP): Excursão de Pista no Contexto da FAB. Brasília, 2016a.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. Relatório final de acidente: FAB 2470 de 14 nov. 2014. Brasília, 2016b. 28 p.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Comando Geral de Apoio. TO 1C-130H-1: Manual de Voo da aeronave C-130. Rio de Janeiro, 2006a.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Comando Geral de Apoio. TO 1C-130H-1-1: Manual de Performance da aeronave C-130. Rio de Janeiro, 2006b.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Comando Geral de Operações Aéreas. MCA 55-53 – Manual da Ação de Transporte Aéreo Logístico no Continente Antártico. Rio de Janeiro, 2014.

BRASILIANO, A. C. R. Análise de risco: método Brasiliano. São Paulo: Sicurezza, 2006.

BRASILIANO, A. C. R. Método Avançado de Análise de Riscos: resposta aos riscos corporativos. São Paulo: Brasiliano & Associados, 2009.

BRITO, O. S. G. Gestão de Riscos: uma abordagem orientada aos riscos operacionais. São Paulo: Saraiva, 2007.

CARRASCO, J. C. Climatología de la Península Antártica y del Centro Meteorológico Eduardo Frei Montalva. Direccion General de Aeronautica Civil Dirección Meteorológica de Chile. Santiago, 2007.

CIVIL AVIATION AUTHORITY. Takeoff and Landing Performance. 2014. Disponível em: https://www.caa.govt.nz/safety_info/GAPs/Takeoff_ Landing.pdf. Acesso em: 20 set. 2017.

ENDSLEY, M. R. Situation Awareness in Aviation Systems. In: Garland, D. J.; Wise, J. A.; Hopkin, V. D. Handbook of aviation human factors. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1999. p. 257-276.

FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION. Mitigating the Risks of a Runway Overrun Upon Landing AC 91-79A: Change 1. 2016b. Disponível em: https://www.faa.gov/ documentLibrary/media/Advisory_Circular/AC_91- 79A_CHG_1.pdf. Acesso em: 21 set. 2017.

FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION. Pilot’s Handbook of Aeronautical Knowledge. 2016a. Disponível em: https://www.faa.gov/regulations_ policies/handbooks_manuals/aviation/phak/media/ pilot_handbook.pdf. Acesso em: 21 set. 2017.

FLIGHT SAFETY FOUNDATION. ALAR Briefing Note 8.3: Landing Distances. 2009c. Disponível em: https://www.skybrary.aero/bookshelf/ books/867.pdf. Acesso em: 22 set. 2017.

FLIGHT SAFETY FOUNDATION. ALAR Tool Kit: 8.7: Crosswind Landings. 2009b. Disponível em: https://www.skybrary.aero/bookshelf/books/871.pdf. Acesso em: 22 set. 2017.

FLIGHT SAFETY FOUNDATION. Reducing the Risk of Runway Excursion. 2009a. Disponível em: https://flightsafety.org/files/RERR/fsf-runway-excursions-report.pdf. Acesso em: 22 set. 2017.

GAVA, W. E. Análise da percepção dos pilotos de VH-35 sobre os fatores de planejamento da decolagem CAT A em helipontos elevados. 2013. 18 f. Artigo Científico (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais)-Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica, Universidade da Força Aérea, Rio de Janeiro, RJ, 2013.

GAVA, W. E. Análise de Risco da Operação de Helicópteros na Região Amazônica. 2011. 136 f. Dissertação (Mestrado em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada) - Curso de Engenharia Aeronáutica e Mecânica, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos, SP, 2011.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GODET, M. Manual de prospectiva estratégica: da antecipação à acção. Tradução de J. Freitas e Silva. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A influência da compreensão dos pilotos acerca da interação dos fatores de risco na operação de pouso de máximo esforço na Antártica . Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 33, n. 1, 2020. DOI: 10.22480/revunifa.2020.33.224. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/224.. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 419

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.