Programa Interdisciplinar de Ensino - Desenvolvendo lideranças no curso preparatório de cadetes do ar
DOI:
https://doi.org/10.22480/rev.unifa.2002.15.905Palavras-chave:
educação, cadetes, metodologia participativa, liderança, formaçãoResumo
O artigo discute a importância da formação de lideranças na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), destacando a missão da instituição em desenvolver cidadãos com potencial para influenciar positivamente a sociedade e a Força Aérea. A EPCAR, ao longo de seus 53 anos, tem buscado implementar um ensino de alta qualidade que promova o desenvolvimento intelectual, físico, espiritual e moral dos cadetes. O texto propõe a adoção de um programa interdisciplinar que estimule a cooperação, a criatividade e a solução de problemas, além de sugerir metodologias participativas que incentivem a iniciativa dos alunos. A formação de líderes é vista como um desafio que requer constante aperfeiçoamento, sendo essencial para o Comando da Aeronáutica e para o futuro do Brasil.
Referências
AHLERT, Alvori. A eticidade da educação: o discurso de uma práxis solidária / universal. IJUÍ: UNIJUÍ, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
FAZENDA, Ivani C. Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 8. Ed. Campinas: Papirus, 1994.
FRITZEN, Silvino José. Relações humanas interpessoais: nas convivências grupais e comunitárias. 11. Ed. Petrópolis: Vozes, 1987.
ZIMERMAN, David E. et al. Como trabalhamos com grupos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Denise Maria Belloni Medeiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista da UNIFA permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Revista da UNIFA é regida pela licença CC-BY-NC