Simulador de Vôo de Helicópteros - Uma Visão Econômica
DOI:
https://doi.org/10.22480/rev.unifa.2003.16.897Palavras-chave:
Helicópteros, Formação de Pilotos, Custo Operacional, Simulador de VôoResumo
O artigo discute a importância do simulador de voo Cicare SVH-3 na formação de pilotos de helicópteros na Força Aérea Brasileira. Destaca-se que o uso do simulador representa um avanço significativo na qualidade do treinamento, proporcionando uma redução considerável nos custos operacionais em comparação ao uso de aeronaves reais. O simulador permite que os alunos pratiquem manobras em um ambiente seguro e controlado, sem depender das condições climáticas. O treinamento é dividido em duas etapas, onde os alunos aprendem a manejar os comandos do helicóptero, culminando em manobras a baixa altura. O artigo conclui que a adoção do SVH-3 não apenas melhora a eficiência do treinamento, mas também prepara os alunos para a instrução prática no helicóptero UH-50.
Referências
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Comando Geral do Ar. Segunda Força Aérea. Ordem de Instrução do 1º/11º GAv. Guarujá, 2002.
_____. Programa de Instrução e Manutenção Operacional do 1º/11º GAv. Guarujá, 2002. (ICA 72-2).
CICARE HELICOPTEROS S.A. Cicare SVH-3. 2001. Disponível em: http://www.cicarehelic.cjb.net/. Acesso em: 18 fev. 2003.
PRATO, Eduardo. Pionero em desenvolvimento de helicópteros en Latinoamérica. Asociación Latinoamericana Aeronáutica. Fort Worth, v.8, n. 1, p. 16-18, dez. 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcelo Moreno
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista da UNIFA permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Revista da UNIFA é regida pela licença CC-BY-NC