Requisitos Ergonômicos em Aviação:

importância e aplicações para a FAB

Autores

  • Gilvan Vasconcelos da Silva Universidade da Força Aérea - UNIFA - Rio de Janeiro / RJ

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2009.21.771

Palavras-chave:

Ergonomia, Antropometria, Requisitos ergonômicos, Aviação

Resumo

Análises e intervenções ergonômicas, bem como a adoção de parâmetros antropométricos têm sido utilizadas como forma de reduzir estresses físicos nas cabines de voo, na determinação de espaços e na seleção de pilotos militares. O presente estudo tem por objetivo levantar dados da literatura que esclareçam e/ou justifiquem a aplicação dos conceitos da ergonomia e da antropometria na definição de requisitos antropométricos quando do desenvolvimento ou aquisição de aeronaves. Verificou-se que um dos principais fatores que afetam a qualidade de vida e o desempenho dos pilotos durante o voo está nas cadeiras presentes na cabine e que alguns assentos que equipam aeronaves da Força Aérea Brasileira não oferecem o conforto necessário às suas tripulações. Para uma precisa formulação de requisitos ergonômicos em aviação é primordial se basear, principalmente, na experiência de uma grande quantidade de usuários cotidianos, em detrimento dos pilotos de prova. A adoção de parâmetros antropométricos como critério de admissão e seleção de pilotos tem sido bastante utilizada.

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Publicado

2009-08-01

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Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Requisitos Ergonômicos em Aviação:: importância e aplicações para a FAB. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 21, n. 24, 2009. DOI: 10.22480/revunifa.2009.21.771. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/771.. Acesso em: 19 set. 2024.

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