Veículos Aéreos Não-Tripulados:
Proposta de programa de desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.1996.10.733Palavras-chave:
Veículos Aéreos não Tripulados, Desenvolvimento, Aplicações MilitaresResumo
O artigo aborda a importância do desenvolvimento de Veículos Aéreos não Tripulados (VANT) para aplicações militares, destacando a necessidade de um programa de desenvolvimento progressivo e a relevância estratégica desses sistemas na guerra moderna. Ele discute a complexidade do desenvolvimento de VANT, as fases do programa proposto e a importância estratégica desses veículos como multiplicadores do Poder Aéreo. Além disso, ressalta a necessidade de investimento em tecnologias necessárias para garantir a segurança nacional, mesmo diante de restrições políticas e tecnológicas impostas por países produtores de motores e tecnologias relacionadas.
(Resumo elaborado pela equipe editorial).
Referências
ABATALHA do Vale do Bekaa. In Aviões de Guerra. São Paulo: Nova Cultura, 1995. V. 1, p. 92-96.
BERMAN, R. e GUNSTON, Bill. Foguetes e Mísseis da II Guerra Mundial. Trad. F. C. Azevedo. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1984. 192 p.
BRASIL. Escola Superior de Guerra. Doutrina Militar Brasileira. Rio de Janeiro, ESG, 1983. p. 43.
FULGHUM, David A. Gulf war successes push UASs into military doctrine forefront. Aviation Week & Space Technology, Washington, D.C. p.38-39, dez. 1991.
GUNSTON, Bill. Mísseis Ar-Superfície. trad. Santiago J. Oliver. São Paulo: Nova Cultural, 1986. 76 p.
SANTOS, Murillo. Evolução do Poder Aéreo, Belo Horizonte: Itatiaia; Rio de Janeiro: Instituto Histórico e Cultural da Aeronáutica, 1989. 179 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1996 Olympio Achilles de F. Mello
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista da UNIFA permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Revista da UNIFA é regida pela licença CC-BY-NC