Análise de Influência no Nível de Estresse do Oficial-Aluno do CAP-2/2010
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2011.24.716Palavras-chave:
Artigo científico, Estresse, Oficial-aluno, Atividade educativaResumo
O presente estudo objetivou identificar a influência da realização do artigo científico no grau de estresse do Oficial-Aluno do CAP-2/2010, tendo como fatores intervenientes quesitos relevantes da rotina do aluno. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva e de campo. Utilizou-se o Inventário de Sintomas de Estresse (ISS), desenvolvido por Lipp e Guevara (1994). Foi também aplicado um questionário sobre a realização do presente artigo e sobre os fatores contribuintes para o estresse. A amostra composta por 109 militares, que correspondeu a 93,2% do universo pesquisado, apresentou as seguintes características: 39,4% estavam estressados na fase de resistência e 3,7% estavam em exaustão. Levantou-se, ainda, que a realização do artigo científico, isoladamente, é uma atividade estressante para 73,4%, e, quando associada às demais tarefas, é agente estressor para 97,2%. O estudo concluiu que o estresse afeta 43,2% da turma; 3,7% se encontravam com alto grau desse sintoma; a realização do artigo científico é um trabalho estressante, principalmente quando somada aos fatores contribuintes citados.
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