Análise Motivacional do Atual Quadro de Instrutores do Primeiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação

Autores

  • Alessandro da Costa Borges Primeiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (1º/3º GAV), Setor de Pessoal, Boa Vista, RR

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2010.23.608

Palavras-chave:

Motivação, Instrutores, Fatores, 3º Grupo de Aviação

Resumo

A presente pesquisa foi elaborada com o objetivo de identificar, à luz da Teoria da Motivação-Higiene, de Frederick Herzberg, os
fatores organizacionais que influem na motivação para o trabalho dos atuais instrutores do Primeiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (1º/3º GAV), considerando os referidos militares como “engrenagem” fundamental para o cumprimento da missão atribuída ao esquadrão. O principal método utilizado para a obtenção das informações necessárias a esta pesquisa descritiva foi o levantamento de dados, a partir de questionário, sendo possível identificar os fatores positivos e negativos, limitados aos propostos por Herzberg, que influenciam os militares observados. Após a devolução do questionário por todos os instrutores pesquisados, os dados coletados foram tabulados, analisados e interpretados com base no referencial teórico. Com isso, obteve-se como resultado final a identificação de fatores positivos como sendo: o trabalho em si, a realização profissional, a responsabilidade atribuída ao instrutor, as relações interpessoais, as condições de trabalho proporcionadas pela aeronave A-29 e a atual administração da Unidade Aérea (UAE) e de fatores negativos como: o reconhecimento profissional, as possibilidades de progressão profissional, a remuneração atual, as condições físicas do ambiente de trabalho e as políticas e diretrizes organizacionais atuais. Portanto, os resultados deste trabalho são de extrema importância na medida em que podem ser utilizados como subsídios para análises mais profundas sobre os fatores observados, a fim de nortear ações no sentido de fortalecer ou corrigir os pontos levantados.

Referências

BERGAMINI, C. W. Motivação nas organizações. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. ICA 19-10: programa de trabalho anual da Terceira Força Aérea. Brasília, DF, 2010.

______. Comando da Aeronáutica. Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica. Reações a mudanças. Rio de Janeiro, 2006. Apostila.

CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

______. Introdução à teoria geral da administração. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

DEJOURS, C. A loucura do trabalho. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1980.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

HERZBERG, F. The motivation to work. New Jersey: The World Publishing, 2004. Disponível em: <http://books.google.com.br>. Acesso em: 29 mar. 2010.

KELLET, A. Motivação para o combate. Rio de Janeiro: Bibliex, 1987.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

MOURA, N. Um vôo na história. Rio de Janeiro: FGV, 1996.

STEVENSON, W. J. Estatística aplicada à administração. São Paulo: Harbra, 1981.

Downloads

Publicado

2010-12-01

Edição

Seção

Estudos de Caso

Como Citar

Análise Motivacional do Atual Quadro de Instrutores do Primeiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 23, n. 27, 2010. DOI: 10.22480/revunifa.2010.23.608. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/608.. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

61-70 de 428

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.