A influência do quadro do oficial-aluno no seu desempenho no Curso de Comando e Estado-Maior no período de 2004 a 2011
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2014.27.567Palavras-chave:
Desempenho acadêmico, Análise de variância, Procedimento de Tukey, Curva de aprendizadoResumo
Este artigo teve como objetivo analisar em que medida o desempenho dos oficiais-alunos no Curso de Comando de Estado-Maior Presencial (CCEM-P), no período de 2004 a 2011, mensurado pela diferença nos graus obtidos nos Testes Final e Inicial, foi influenciado pelos seus quadros. Devido a isto, levantou-se a dúvida se a aquisição do conhecimento pretendida pela Escola de Comando de Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) é influenciada por estas diferentes experiências profissionais (representadas pelos diferentes quadros). A metodologia empregada consistiu na obtenção dos dados junto à subdivisão de avaliação da Divisão de Ensino da ECEMAR e na análise estatística dos mesmos com os testes estatísticos Análise de Variância (ANOVA) e procedimento de Tukey. A análise dos dados permitiu inferir, com probabilidade de se estar errado menor que 5%, que o quadro dos oficiais-alunos não influenciou o desempenho deles no CCEM-P no período estudado. Ademais, a confrontação dos resultados da análise dos dados com a teoria da curva de aprendizado permitiu conjecturar que os oficiais-alunos do CCEM-P, no período de 2004 a 2011, possuem profundo conhecimento dos assuntos ministrados no curso CCEM-P. Isto possibilita um melhor autoconhecimento por parte da ECEMAR, que não deve levar em conta o quadro dos alunos no planejamento da sua metodologia de avaliação, e da Força Aérea Brasileira, a qual pode esperar que os oficiais formados pela ECEMAR no curso CCEM-P dominem os assuntos ministrados neste curso.
Referências
AFFONSO, Davi S. A produção de conhecimento no curso de comando e estado-maior no período de 1996 a 2006. 2007. 84 f. Monografia (Curso de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica)–Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, UNIFA, Rio de Janeiro, 2007.
BARLOW, Zenobral M.; MARCONI, Mara A. Avaliação escolar: mitos e realidades. Porto Alegre: Artmed, 2005.
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Ensino da Aeronáutica. MCA 37-12: plano de avaliação da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica. Rio de Janeiro, RJ, 2012.
DEVORE, Jay L. Probability and statistics for engineering and the sciences. Belmont, CA: Thomson Learning, 2004.
MONTGOMERY, Douglas C. Design and analysis of experiments. 6. ed. New York: John Wiley & Sons, 2005.
MOORE, David S.; McCABE, George. P. Introduction to the practice of statistics. 5. ed. New York: W. H. Freeman, 2006.
RIBEIRO, Carlos Eduardo G. A produção de conhecimentos sensíveis no curso de comando e estado-maior presencial, no período de
a 2007. 2008. 54 f. Monografia (Curso de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica)–Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, UNIFA, Rio de Janeiro, 2008.
ROHRER, D.; TAYLOR, K.; SHOLAR, B. Tests enhance the transfer of learning. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory and
Cognition, v. 36, n. 1, p. 233-239, 2010.
TAVARES, Julio César C. Produção de conhecimento no âmbito dos projetos da subdiretoria de desenvolvimento e programas. 2008. 67 f.
Monografia (Curso de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica)–Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, UNIFA, Rio de Janeiro, 2008.
TUKEY, J. W. The problem of multiple comparisons. In: Brown, H. I. (Org.) The collected works of John W. Tukey VIII. Multiple comparisons: 1948–1983. New York: Chapman and Hall, 1994. p. 1-300.
TZU, Sun. A arte da guerra: os treze capítulos originais. Adaptação e tradução de André da Silva Bueno. São Paulo: Jardim dos livros, 2000.
Tradução de: The art of war.
VIANNA, H. M. Testes em educação. São Paulo: IBRASA, 1973.
WESMAN, A.G. Reliability and confidence. Test Service Bulletin, v. 44. New York: The Psychological Corporation, 1952.
WOZNIAK, Robert H. Classics in psychology, 1855-1914: Historical Essays. Bristol, UK: Thoemmes Press, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Hélcio Vieira Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista da UNIFA permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Revista da UNIFA é regida pela licença CC-BY-NC