A substituição de cursos de curta duração por cursos de Ciências Aeronáuticas no licenciamento inicial de profissionais aviadores

uma contribuição ao aumento da segurança da aviação

Autores

  • Gustavo Mateus Carolino Departamento de Ciências Aeronáuticas da Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Universidade FUMEC, FUMEC, Belo Horizonte, MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2023.36.532

Palavras-chave:

Aviadores, Ciências Aeronáuticas, Educação, Treinamento

Resumo

Este trabalho consiste em uma investigação sobre o processo de educação de futuros aviadores. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória e bibliográfica adentrando-se nas áreas das ciências do aprendizado e da formação atual de pilotos aviadores no Brasil. Buscou-se verificar se o curso de graduação em Ciências Aeronáuticas pode contribuir para o aumento da segurança da prática da aviação ao substituir cursos massivos de curta duração. Ao término desta pesquisa, verificou-se que o processo de educação de aviadores pode ser aperfeiçoado com a obrigatoriedade dos cursos de Ciências Aeronáuticas, uma vez que ao substituírem cursos de pilotagem de nível médio de curta duração, proporcionam ambiente propício para o espaçamento do aprendizado, o que proporciona melhor retenção das memórias em longo prazo. Isso permite que os profissionais retenham, evoquem e apliquem informações críticas com mais confiança e precisão na aviação, por serem essas informações oriundas de processos de aprendizagem mais significativos, quando colocados à disposição do mercado de trabalho.

Biografia do Autor

  • Gustavo Mateus Carolino, Departamento de Ciências Aeronáuticas da Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Universidade FUMEC, FUMEC, Belo Horizonte, MG, Brasil

    É graduado em Ciências Aeronáuticas pela Universidade FUMEC. Possui experiência em entidades de ensino aeronáutico e com a produção de material didático sobre a formação científica aeronáutica. Atualmente coordena o Grupo de Trabalho para a Profissionalização de Aviadores da rede Projeto Aviador que reúne profissionais e pesquisadores voluntários, onde desenvolve pesquisas sobre a profissionalização da prática da aviação com enfoque no cenário brasileiro

Referências

ANAC. Agência Nacional de Aviação Civil. Regulamento Brasileiro de Aviação Civil. Certificação e requisitos operacionais: Centros de Instrução de Aviação Civil. Brasília, DF: ANAC. Volume nº141. 2023. Disponível em: < https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/rbha-e-rbac/rbac/rbac-141 >. Acesso em: 21 jun. 2023.

BASILIO, G.B.; URBINA, L.M.S.; VIEIRA, F.K.R.; MACHADO, M.C.; ROCHA, G.C.. O curso superior em ciências aeronáuticas como requisito para obtenção de licenças de pilotagem: uma medida proativa na prevenção de acidentes. Revista Conexão SIPAER, Brasília, DF. 2013. v4, n.3. ISSN 2176-7777. Disponível em: <http://conexaosipaer.com.br/index.php/sipaer/article/view/261>. Acesso em: 6 abr. 2023.

BEAR, M.F; CONNORS, B.W; PARADISO, M.A.. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. 4. ed. – Porto Alegre: Editora Artmed. 2017. ISBN 978-85-8271-433-1.

BRASIL. Resolução nº 2, de 18 de junho de 2007. Dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2007. Disponível em: <https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECESN22007.pdf >. Acesso em: 6 abr. 2023.

BRASIL. Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Brasília, DF: Presidência da República. 2017. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9235.htm

>. Acesso em: 23 maio 2023.

BRASIL. Resolução nº 3, de 12 de julho de 2018. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Ciências Aeronáuticas, bacharelado, e dá outras providências. Brasília, DF: Ministério da Educação. Brasil. 2018. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2018-pdf/90951-rces003-18/file >. Acesso em: 8 abr. 2023.

CAROLINO, G.M.. A profissionalização da prática da aviação: uma abordagem exploratória sobre os rumos do contexto profissional no Brasil. Revista Conexão Sipaer, Brasilia: DF. Vol. 8, No. 1, pp. 3-9. 2017. ISSN 2176-7777. Disponível em: < http://conexaosipaer.com.br/index.php/sipaer/article/viewFile/403/347 >. Acesso em: 6 abr. 2023.

CAROLINO, G.M.. Introdução às Ciências Aeronáuticas: um ponto de partida. [s.l]. 2. ed. 2022. ISBN 9798814543318.

CARPENTER, S. K; CEPEDA, N. J.; ROHRER, D.; KANG, S. H. K., & PASHLER, H..Using spacing to enhance diverse forms of learning: Review of recent research and implications for instruction. Educational Psychology Review, 24, pp. 369-378, 2012.

CORRÊA, A.C.. Memória, Aprendizagem e Esquecimento: a memória através das neurociências cognitivas. São Paulo: Editora Atheneu, 2010. ISBN 978-85-388-0100-9.

GIL, A. C.. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas. 2010. 184p.

LIMA, W.H.S; SILVA, TA.. Ciências Aeronáuticas: novas competências e Habilidades. Revista Conexão Sipaer. Brasília, DF. Vol. 9, No. 2, pp. 21-32. 2018. Disponível em < http://conexaosipaer.com.br/index.php/sipaer/article/view/501/415 >. Acesso em: 6 abr. 2023.

MAGUIRE, E.A; WOOLET, K.; SIPERS, H.J.. London taxi drivers and bus drivers: a strutural MRI and neuropsychological analysis. Hippocampus Journal, London, v. 16, n.12, pp. 1091-1101. 2006. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17024677/ >. Acesso em: 24 maio 2023.

NAGERL, U.; HELMCHEN, F.. Biochemical compartmentalization in dendrites. [Capítulo de livro] In: STUART, G.; SPRUSTON, N.; HAUSSER, M. Dendrites. 3.ed. Oxford University Press. 2016. ISBN 978-0-19-874527-3.

RAMOS, M. G.. Neuropsicologia e aprendizagem [livro eletrônico]. Curitiba, PR. 1.ed. InterSaberes. 2014. ISBN 978-85-443-0003-9.

ROHRER, D.; TAYLOR, K.. The effects of overlearning and distributed practice on the retention of mathematics knowledge. Applied Cognitive Psychology, 20, 1209 – p. 1224. 2006.

RONDON, M.H.; CAPANEMA, C.F.; FONTES, R.S.. Próxima geração da aviação profissional: competências essenciais para o aprimoramento da profissão do piloto no Brasil. Revista Conexão Sipaer. Brasília, DF. v4, n.2. 2013. ISSN 2176-7777. Disponível em: < http://conexaosipaer.com.br/index.php/sipaer/article/view/242 >. Acesso em: 6 abr. 2023.

VOE FLORIPA. Cursos EAD Homologados: EAD Voe Floripa – Piloto Comercial de Avião e Helicóptero. Voe Floripa. Disponível em: < https://voefloripa.com.br/site/ead-voe-floripa-piloto-comercial-aviao-e-helicoptero/ >. Acesso em: 6 abr. 2023.

Downloads

Publicado

2024-09-19

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

A substituição de cursos de curta duração por cursos de Ciências Aeronáuticas no licenciamento inicial de profissionais aviadores: uma contribuição ao aumento da segurança da aviação. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 36, p. 1–12, 2024. DOI: 10.22480/revunifa.2023.36.532. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/532.. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

91-100 de 126

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.