Ensino de Física nos Cursos de Formação de Oficiais Especialistas:

o potencial de atividades, sob uma perspectiva investigativa, mediadas pelas tecnologias da informação e da comunicação (TICs)

Autores

  • Roberto Campos Frossard Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica - CIAAR Belo Horizonte/MG - Brasil
  • Carlos Eduardo Porto Villani Porto Villani, Doutor Colégio Técnico - UFMG Belo Horizonte/MG - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2016.29.468

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e da Comunicação, Ensino de Física, Investigação científica, CFOE

Resumo

Trata-se de uma análise sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas no ensino de Física sob uma perspectiva investigativa e da viabilidade de aplicação aos Cursos de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE). Foi realizada uma pesquisa em publicações científicas que pudessem identificar as diferentes possibilidades do uso das TICs nos processos de ensino e de aprendizagem de Física, bem como as tendências que se apresentam, verificando-se o alcance, a pertinência e a importância atribuída ao assunto por importantes pesquisadores da área de ensino de Física do Brasil, com vistas à implantação da metodologia nas disciplinas de Física do CFOE. Para tal, foi realizada uma análise dos artigos publicados em uma edição especial do Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Cad. Bras. Ens. Fís., v. 29, n. Especial 2). Como principal resultado, destacamos o potencial que as TICs possuem de contribuir para o desenvolvimento de estratégias e atividades de ensino, chamando a atenção para o fato de que, embora uma parte significativa dos artigos investigados tivesse como objetivo avaliar materiais instrucionais que fazem uso das TICs em aulas de Física, essas atividades estão se consolidando como um importante objeto de estudo das pesquisas recentes na área, demonstrando elevado potencial para que se possam desenvolver atividades de ensino sob uma perspectiva de investigação científica e com utilização nas disciplinas de Física do CFOE, suprindo necessidades hoje existentes.

Referências

BLOOM, B. S. et al. Taxionomia de objetivos educacionais. 9. ed. Rio de Janeiro: Globo, 1988. v.1. Domínio Cognitivo.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Centro de Instrução e Adaptação. Portaria nº 13/CMDO, de 1º de setembro de 2008. Aprova a reedição do Manual que trata do Plano de Unidades Didáticas da Instrução do Campo Geral e Militar I do Curso de Formação de Oficiais Especialistas (PUD CFOE) nas especialidades de Armamento, Aviões, Comunicações, Controle de Tráfego Aéreo, Fotografia, Meteorologia e Suprimento Técnico (MCA 37-58). Boletim do Comando da Aeronáutica, Rio de Janeiro, n. 170, f. 5852, 09 set. 2008.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Ensino. Portaria nº 266/DE-1, de 30 de agosto de 2012. Aprova a edição da Instrução referente aos “Objetivos de Ensino e Níveis a Atingir na Aprendizagem” (ICA 37-521). Boletim do Comando da Aeronáutica, Rio de Janeiro, n. 170, f. 6547, 04 set. 2012.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Ensino. Portaria nº 70/DE-1, de 10 de fevereiro de 2015. Aprova a reedição do “Currículo Mínimo do Curso de Formação de Oficiais Especialistas em Comunicações (CFOECOM)” (ICA 37-316). Boletim do Comando da Aeronáutica, Rio de Janeiro, n. 034, f. 1359, 23 fev. 2015.

CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA. Santa Catarina: UFSC, 1984- . Quadrimestral. Absorveu Caderno Catarinense de Ensino de Física, da UFSC. 1984-2012. ISSN 2175-7941. v. 29, n. esp. 2, out. 2012.

FIOLHAIS, C.; TRINDADE, J. Física no Computador: o computador como uma ferramenta no ensino e na aprendizagem das ciências físicas. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 25, n. 3, p. 259-272, set. 2003.

GRINSPUN, M. P. S. Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1999. p. 25-73.

HESTENES, D.; WELLS, M.; SWACKHAMER, G.(). Force Concept Inventory. The Physics Teacher, [s. l.], 30 March,1992. p. 141-153.

LAWSON, R.; MCDERMOTT, L. Student Understanding of the Work-Energy and Impulse Momentum Theorems. American Journal of Physics, v. 55, p. 811-817, 1987.

ZÔMPERO, A.F.; LAMBURÚ, C.E. Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Revista Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 13, n. 3, p. 67-80, set./dez. 2011.

Publicado

2016-04-14

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Ensino de Física nos Cursos de Formação de Oficiais Especialistas:: o potencial de atividades, sob uma perspectiva investigativa, mediadas pelas tecnologias da informação e da comunicação (TICs) . Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 29, n. 2, 2016. DOI: 10.22480/revunifa.2016.29.468. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/468.. Acesso em: 14 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

111-120 de 443

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.