Educação e Tecnologia Pitch para Ciências Militares no CIAAR:
aprendizagem docente e discente
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2019.32.286Palavras-chave:
Ensino, Ciência Militar, Novas Tecnologias, Pedagogia Interativa, CiberespaçoResumo
Neste relato de experiência são apresentadas reflexões e impressões acerca do projeto de ensino intitulado “CFOE 240s: Pitch para Ciências Militares”, aplicado em 2016 e 2017 na graduação tecnológica intitulada Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE) do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR). Na tessitura das considerações acerca desta experiência pedagógica, evidenciou-se a prática de ensino-aprendizagem como fonte empírica de dados, informações e conhecimentos em sintonia com a Pedagogia Dialógica, a Pedagogia de Projetos, a Pedagogia Interativa e as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) desenvolvidas no cenário da Cibercultura, aporte teórico analisado em conjunto com a legislação educacional do Ministério da Educação e da Força Aérea Brasileira (FAB). Destacaram-se no trabalho a concepção estratégica de ensino da FAB, materializada no documento PCA 37-11, o Plano de Modernização de Ensino, que apresenta a visão de um ensino conectado às tendências pedagógicas atuais, na qual o sujeito do processo educativo na instituição militar está exposto a exigências bastante específicas e a Concepção Estratégica Força Aérea 100 (DCA 11-45), que apresenta a visão institucional com ênfase na capacidade dissuasória, operacionalidade moderna, tecnologia de ponta nos ambientes aéreo, espacial e cibernético com vista à integração para a defesa dos interesses nacionais.
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