Otimização do Carregamento de Veículos no Sistema de Distribuição de Materiais da Força Aérea Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2009.22.837Palavras-chave:
Transporte, Programação linear, Modelagem matemática, Carregamento de veículosResumo
No planejamento do carregamento de veículos no sistema de distribuição de materiais da Força Aérea Brasileira (FAB), pode-se decidir designar veículos a rotas predefinidas e alocar cargas a esses veículos, levando-se em consideração os parâmetros e as restrições das cargas e dos veículos, com o propósito de se obter o máximo benefício para o transporte. Nesse contexto, a presente pesquisa tratou do desenvolvimento de um método de solução destinado a otimizar as operações de transporte e distribuição dos materiais de interesse da FAB realizado a partir de um centro de distribuição, tendo realizado a modelagem matemática e desenvolvido uma solução por Programação Linear capaz de proporcionar o planejamento ótimo da alocação carga-veículo-rota que maximiza o benefício total do que for transportado.
Referências
BALAS, E. An additive algorithm for solving linear programs with 0–1 variables. [S.l.]: Oper. Res., 1965.
BOWERSOX, D. J,; CLOSS, D. J. Logística empresarial. São Paulo: Atlas, 2001.
BRASIL. Comando da Aeronáutica. NSCA 4-2: transporte de carga no Sistema do Correio Aéreo Nacional: Brasília, DF, 2003.
DANTZIG, G. B. Discrete Variable Extremum Problems. In: Operations Research. [S.l.: s.n.],1957.
GUÉRET, C. et al. Loading aircraft for military operations. Journal of the operational Research Society, v. 54, p. 458-465, 2003.
ROMAINE, J. Solving the Multidimensional Multiple Knapsack Problem with packing constraints using Tabu Search. Master thesis, Air Force Institute of Technology, Wright Patterson AFB, Ohio. 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Antônio Célio Pereira de Mesquita
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista da UNIFA permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Revista da UNIFA é regida pela licença CC-BY-NC