Sapiens ou Zappiens:

geração conectada aprende mais, menos ou diferente?

Autores

  • Miriam Beatriz Degrazia Dellamora Universidade da Força Aérea - UNIFA
  • Humberto Lourenção Academia da Força Aérea - AFA

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2016.29.471

Palavras-chave:

Internet, Redes sociais, Desempenho acadêmico

Resumo

Este artigo tem por objetivo revisar a literatura de estudos baseados no uso de Internet e, mais especificamente, de redes sociais, e seus possíveis reflexos no desempenho acadêmico. Há apenas duas décadas houve uma explosão das redes sociais, sobretudo do Facebook. Com isso, pesquisadores se detiveram a estudar as correlações e efeitos do uso desse meio. Alguns resultados indicam aspectos positivos, como o aumento do capital social dos usuários das redes. Ao mesmo tempo, existem riscos associados à prática de compartilhar informações pessoais na rede. Algumas pesquisas apontam que existe uma relação negativa entre o uso da Internet e o desempenho acadêmico, enquanto outros afirmam não ter sido possível estabelecer tal relação. Outras afirmam não haver diferença entre a média de usuários e de não usuários do Facebook. O desempenho acadêmico é considerado de extrema importância na formação desses jovens, uma vez que vai se refletir no desempenho profissional futuro e, também, na própria prontidão para a Defesa. Pode-se concluir que há necessidade de mais pesquisas sobre o assunto, uma vez que permanece, em grande parte, sem resposta, a indagação da relação entre redes sociais e desempenho acadêmico. Abordam-se, ainda, os conceitos de homo zappiens e multitarefa.

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Publicado

2016-06-01

Edição

Seção

Estudos de Caso

Como Citar

Sapiens ou Zappiens:: geração conectada aprende mais, menos ou diferente?. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 29, n. 2, 2016. DOI: 10.22480/revunifa.2016.29.471. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/471.. Acesso em: 23 nov. 2024.

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