Ferramenta MCAS:

Instrumento para medir clima de segurança no ambiente de manutenção dos recursos CNS/ ATM no SISCEAB

Autores

  • Fábio Barbosa Laureano Luiz Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Fortaleza (DTCEA-FZ) – Fortaleza/CE – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2020.33.260

Palavras-chave:

Manutenção, ATSEP,, Técnicos do SISCEAB, Fatores Humanos

Resumo

Este trabalho é uma comunicação de pesquisa realizada sobre fatores humanos (FH), especificamente sobre carga de trabalho, relacionados aos Air Traffic Safety Eletronic Personnel (ATSEP), que no Brasil são, em sua maioria, os técnicos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), responsáveis pela manutenção dos recursos Communications, Navigation, Surveillance / Air Traffic Management (CNS/ATM). Todos os usuários
do sistema de transporte aéreo brasileiro, que vai do passageiro ao comandante da aeronave, passando pelos órgãos de controle de tráfego aéreo, pela infraestrutura de auxílios à navegação aérea e aeroportuária dependem dos recursos CNS/ATM seguros, disponíveis e confiáveis.
Nesse sentido, a ferramenta Maintenance Climate Assessment Survey (MCAS), utilizada nos esquadrões aéreos da aviação naval dos EUA para medir clima de segurança na manutenção, foi adaptada para o cenário dos
técnicos do SISCEAB, uma vez que há reduzidos estudos sobre FH relacionados a estes profissionais, responsáveis diretos pela disponibilidade e confiabilidade dos recursos CNS/ATM. Esta adaptação resultou em um instrumento
com 14 questões sociodemográficas, para levantamento do perfil dos técnicos, acrescido de 41 questões sobre a percepção subjetiva de clima de manutenção. O objetivo desta comunicação é a de apresentar os resultados de 15 questões, em que participaram 214, de um total de 737
técnicos do SISCEAB expostos ao MCAS. Esta avaliação, com base psicométricas, alcançou coeficiente alfa (α) de Cronbach 0,814 para os itens relacionados aos aspectos
de percepção subjetiva, com ênfase nas questões que envolvem carga de trabalho desses profissionais e a
relação direta com a segurança na manutenção.

Referências

AGENZIA NAZIONALE PER LA SICUREZZA DEL VOLO. Final Report. Incidente occorso agli aeromobili BOEING MD-87, marche SE-DMA e CESSNA 525-A, marche D-IEVX Aeroporto Milano Linate 8 ottobre 2001. October, v. 68273672, n. January, p. 53–156, 2004. Disponível em: <http://www.ansv.it/En/detail_relazioni. asp?ID=177 >. Acesso em: 01 jan. 2019.

ANGELA, A. G., KARINA, F. L. Saúde do trabalhador: refletindo sobre a saúde vocal de um grupo de controladores do tráfego aéreo. Cadernos de Saúde Coletiva, 2010, Rio de Janeiro, 18 (4): 545-50.

BAKER, R. H. Climate survey analysis for aviation maintenance safety. 1998. 100 p. Thesis (M. Sc. in Operations Research) – Naval Postgraduate School, Monterey, CA.

BORGES, V. C.; BALBINOTTI, M.A.A.; TEODORO, M.L.M. Tradução e Validação de Conteúdo: Uma Proposta para a Adaptação de Instrumentos. In: PASQUALI, Luiz. Instrumentação Psicológica: Fundamentos e Práticas. Artmed, 2010. p. 506-520.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 112, 13 jun. 2013. Seção 1, p. 59-62.

BRASIL. Ministério da Defesa. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 66-29: segurança em instalações e serviços com eletricidade no SISCEAB.Rio de Janeiro, RJ, 2014.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Portaria DECEA nº 64 e 65/DGCEA, de 3 de junho de 2014. Brasília, DF, 2015.

BRASIL. Ministério da Defesa. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Diretriz do Comando da Aeronáutica (DCA) 66-3: Governança para manutenção no sistema de controle do espaço aéreo brasileiro. Rio de Janeiro, RJ, 2017.

BRASIL. Ministério da Defesa. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Diretriz do Comando da Aeronáutica (DCA) 66-1: Atividade de manutenção no sistema de controle do espaçoaéreo brasileiro. Rio de Janeiro, RJ, 2018.

BRASIL. Ministério da Defesa. Comando da Aeronáutica. DCA 11-45: concepção estratégicaForça Aérea 100. Brasília, DF, 2018a.

BRASIL. Ministério da Defesa. Comando da Aeronáutica. RCA 34-1: regulamento interno dos serviços da aeronáutica. Brasília, DF, 2018b.

BRASIL. Diário Oficial da União. Lei nº 13.903, de 19 de novembro de 2019: Autoriza a criação da empresa pública NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea S.A. Brasília, DF, 2019.

BRASIL. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. SIRIUS Brasil. Rio de Janeiro, RJ, 2019a. Disponível em: <https://www.decea.gov.br/sirius/>. Acesso em: 29 dez. 2019.

BRASIL. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. O que é SIRIUS? Rio de Janeiro, RJ, 2019b. Disponível em: <https://www.decea.gov.br/sirius/index. php/o-sirius/o-que-e-2/>. Acesso em: 29 dez. 2019.

BRITTINGHAM, C. J. The relationship between naval aviation mishaps and squadron maintenance safety climate. 2006. 95 p. Thesis (M. Sc. in Leadership and Human Resource Development) – Naval Postgraduate School, Monterey, CA.

BUNDESSTELLE FÜR FLUGUNFALLUNTERSUCHUNG. Investigation report. Braunschweig: BFU, 2004. 116 p. (AX- 001-1-2/02). Accident: Boeing B757-200 e TupolevTU154M. Disponível em: <https://cfapp.icao. int/fsix/sr/reports/02001351_final_report_01.pdf>. Acesso em: 01 jan.2019.

DIRICKSON, Y. M. R., Metodologia de Análise de Impacto em Segurança Crítica da Automação das Tarefas do Controlador de Tráfego Aéreo da Torre de Controle de Aeródromo. 2016. 98p. Dissertação (Mestrado) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais. São Paulo.

EISSFELD, H.; GAYRAUD, K. Shifts in ability requirements as perceived among aviation operators. Procedia Manufacturing, v. 3, p. 2543–2549, 2015.

FRUTUOSO, J. T.; CRUZ, R. M. Mensuração da carga de trabalho e sua relação com a saúde. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, v. 3, n. 1, p. 29-36, 2005.

GÜNTHER, H. Como elaborar um questionário (Série: Planejamento de Pesquisa nas Ciências Sociais, Nº 01). Brasília, DF: UnB, Laboratório de Psicologia Ambiental, 2003.

HERNANDEZ, A. E. Organizational climate and its relationship with aviation maintenance safety. 2001. Thesis (M. Sc in Operations Research) – Naval Postgraduate School, Monterey, CA.

INTERNATIONAL FEDERATION OF AIR TRAFFIC SAFETY ELECTRONICS ASSOCIATIONS . Acesso em: 12 jan. 2019.

INTERNACIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION. Human Factors Training Manual. Montreal, 1998. (Doc 9683-AN/950).

INTERNACIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION. Training manual: part E-2: Air Traffic Safety Electronics Personnel (ATSEP). Montreal, 2011. (Doc 7192 AN/857).

INTERNACIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION. Working Paper Assembly: 39th Session. Montreal, 2016.

JOHNSON, C. W.; HOLLOWAY, C. M. A possible approach for addressing neglected human factors issues of systems engineering. Hampton, VA: NASA Langley Research Center, 2011. (NF1676L-12585).

LEPAGE, J. F. Opening Address - IFATSEA 2017. Montreal, Canadá, 2017. Disponível em: . Acesso em 31 dez. 2018.

NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Assessment of staffing needs of systems specialists in aviation. Washington, DC: National Academic Press, 2013.

MCKINSEY & COMPANY. Estudo do Setor de Transporte Aéreo do Brasil: Relatório Consolidado. Rio de Janeiro: McKinsey & Company, 2010. ISBN 978-85-63579-00-3.

NATIONAL TRANSPORTATION SAFETY BOARD. Controlled flight into terrain, Korean Air Flight 801, Boeing 747-300, HL7468, Nimitz Hill, Guam, Aug. 6, 1997. p. 212, 2000. Disponível em: <https://www.ntsb. gov/investigations/AccidentReports/Reports/AAR0001. pdf >. Acesso em: 01 jan 2019.

OLIVEIRA, T. D. Amostragem não probabilística: adequação de situações para uso e limitações de amostras por conveniência, julgamento e quotas. Administração on line. Volume 2, no 3: 1-6, jul-set, 2001. ISSN 1517-7912.

OLIVEIRA, McWillian de. Carga de Trabalho dos Controladores de Tráfego Aéreo -Análise da Área de Controle Terminal Brasília por Meio de Simulação. 2007. 120f. Tese de Mestrado – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos.

PAMPLONA, N.; LINHARES, C. Apagão atinge estados do Norte e Nordeste. Folha de São Paulo: on-line, 2018. Disponível em:<https://www1.folha.uol. com.br/mercado/2018/03/apagao-atinge-estados-do-norte-e-nordeste.shtml>. Acesso em: 01 jan. 2019.

REASON, J. Human error: models and management. BMJ, v. 320, p. 768–770, 2000a.

REASON, J. Safety paradoxes and safety culture. Injury Control & Safety Promotion, v. 7, n. 1, p. 3-14, 2000b.

ROBINSON, Harry M. Naval aviation squadron risk analysis predictive bayesian network modeling using maintenance climate assessment survey results. 2014. Thesis (Doctor of Philosophy Modeling and Simulation) – Old Dominion University, Norfolk, Virginia.

SANTOS, L. C. B.; ALMEIDA, C. A.; FARIAS, J. L.; et al. Aviões - Sumário Estatístico 2008-2017. Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).Brasília. 2018.

SCHMIDT, John K.; LAWSON, Don; FIGLOCK, R. Human factors analysis and classification system: maintenance extension (HFACS-ME) Review of Select NTSB Maintenance Mishaps: an update. Washington, DC: FAA, [199-?]. Disponível em: . Acesso em: 01 janeiro 2019.

SHAPPELL, S. A; WIEGMANN, D. A. The human factors analysis and classification system: HFACS. Washington, DC: FAA, 2000. (DOT/FAA/AM-00/7).

STANLEY, B. R. J. Evaluating demographic item relationships with survey responses on the Maintenance Climate Assessment Survey (MCAS). 2000. Thesis (M. Sc in Operations Research) – Naval Postgraduate School, Monterey, CA.

UNITED STATES. Federal Aviation Administration. Memorandum. Washington, DC, 2018. Disponível em: <https://www.oig.dot.gov/sites/default/files/ FAA%20contingency%20plans%20and%20 security%20protocols%20at%20Chicago%20 ATC%20facilities.pdf>. Acesso em: 01 jan. 2019.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Ferramenta MCAS:: Instrumento para medir clima de segurança no ambiente de manutenção dos recursos CNS/ ATM no SISCEAB. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 33, n. 2, 2020. DOI: 10.22480/revunifa.2020.33.260. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/260.. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

11-20 de 98

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.