Formación para el desarrollo de vehículos espaciales
el primer paso al espacio
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2022.35.506Resumen
A capacitação de recursos humanos é essencial quando se pretende investir no desenvolvimento de tecnologias de ponta. Na área espacial não é diferente, visto que há a necessidade de pessoal extremamente qualificado em áreas relacionadas com a pesquisa e o desenvolvimento de veículos espaciais. Sob esse aspecto, este artigo propõe a estruturação de cursos de pós-graduação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica, com o intuito de atender a necessidade latente quanto à mão de obra qualificada e adequada aos interesses do Programa Espacial Brasileiro. Para suportar a proposta deste trabalho, há, primeiramente, uma abordagem sobre a necessidade da integração do ensino com pesquisa e desenvolvimento, vislumbrando a capacitação adequada de recursos humanos para a área espacial. A segunda abordagem se traduz na necessidade de que a capacitação abordada na primeira análise seja de pós-graduação, dada a natureza complexa do tema. Assim, baseando-se nas abordagens apresentadas, a tendência é que a carência de pessoal qualificado seja minimizada e as demandas nacionais do setor espacial atingidas. Por fim, o presente artigo contribuiria não somente com a área espacial, mas poderia servir de referência para qualquer área que envolva itens com complexidade tecnológica.
Referencias
AGÊNCIA ESPACIAL BRASILEIRA. Programa Espacial Brasileiro. Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE). Brasília, 2022. Disponível em: www.gov.br/aeb/pt-br/programaespacial-brasileiro/politica-organizacoes-programae-projetos/programa-nacional-de-atividadesespaciais. Acesso em: 21 set. 2022.
AMARAL, R. Programa espacial brasileiro: impasses e alternativas. Revista Comunicação & Política, Rio de Janeiro, v. 29, n. 1, p. 111-135, dez. 2011.
BASE de Alcântara: maior acidente da história do Programa Espacial Brasileiro completa 19 anos. O Globo. São Luis, 23 ago. 2022. Portal G1. Disponível em: https://g1.globo.com/ma/maranhao/ noticia/2022/08/23/maior-acidente-da-historia-doprograma-espacial-brasileiro-completa-19-anos. ghtml. Acesso em: 27 set. 2022.
BASTOS, V. L. S. Avaliação de um programa de capacitação de recursos humanos em enfermagem para a zona rural. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 34, p. 260-268, 1981.
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Insituto de Aeronáutica e Espaço. Projetos desenvolvidos. Veículo de sondagem VSB-30. São José dos Campos, 2022a. Disponível em: www.iae.cta.br. Acesso em: 21 set. 2022.
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Ensino de pósgraduação. Disciplinas oferecidas. São José dos Campos, 2022b. Disponível em: www.ita.br/ posgrad/disciplinas. Acesso em: 21 set. 2022.
BRASIL. Ministério da Defesa. Comando da Aeronáutica. Portaria nº2.102/GC3, de 18 de dezembro de 2018. Aprova a reedição do Plano Estratégico Militar da Aeronáutica (PCA-11). Boletim do Comando da Aeronáutica, Brasília, n. 222, 20 dez. 2018.
BRASIL. Decreto Nº 7.912, de 7 de fevereiro de 2013. Promulga o Acordo sobre Cooperação Técnica no Domínio Militar entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República de Cabo Verde, firmado em Praia, em 21 de dezembro de 1994. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 08 fev. 2013. Seção 1, p.1.
BRODEUR, D. R.; YOUNG, P. W.; BLAIR, K. B. Problem-Based Learning in Aerospace Engineering Education. In: American Society for Engineering Education Annual Conference & Exposition, 2002, Montreal. Proceedings [...]. Montreal: ASEE, 2002. p. 1-8. Disponível em: https://peer.asee.org/10974. Acesso em: 28 abr. 2021.
CASTRO, M. J. S. Montagem de veículos lançadores de satélites de médio e grande porte: um estudo dos meios de solo na fase final de integração. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica) – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos, SP, 2007.
GILL, E. et al. Integrated Post-graduate Space Education and Training. In: International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI), 2008, Madrid. Anais [...]. Madrid: IATED publications, 2008. p. 1-7. Disponível em: https://www.researchgate. net/profile/Ferdi-De-Bruijn/publication/229016794_ Integrated_Post-graduate_Space_Education_ and_Training/links/02bfe511363c6e695d000000/ Integrated-Post-graduate-Space-Education-andTraining.pdf. Acesso em: 29 abr. 2021.
MOREIRA, M. L.; VELHO, L. Pós-graduação no INPE: a aliança pesquisa-desenvolvimento e ensino. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 136, p. 243-268, abr. 2009.
MOREIRA, M. L.; VELHO, L. Trajetória de egressos da pós-graduação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais: uma ferramenta para avaliação. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 17, n. 1, p. 255-288, mar. 2012.
MOROSINI, M. C. A pós-graduação no Brasil: formação e desafios. Revista Argentina de Educación Superior, Buenos Aires, v. 1, n. 1, p.125-152, nov. 2009.
ORLANDO, G. Entenda por que países investem bilhões em programas espaciais: no mundo todo, 35 nações têm agências para lançar missões que cruzam a atmosfera levando astronautas e satélites. Portal R7 da Rede Record, São Paulo, 13 mar. 2021. Disponível em: https://noticias.r7.com/ internacional/entenda-por-que-paises-investembilhoes-em-programas-espaciais-13032021. Acesso em: 28 mai. 2021.
ROMÃO, B. S. et al. A formação territorial do Maranhão, transformações espaciais e territoriais da implantação do Centro Espacial de Alcântara. In: Encuentro de Geógrafos de América Latina, 13. 2011, Costa Rica. Anais [...]. Costa Rica: Universidad de Costa Rica, 2011. p. 1-16. Disponível em: https:// www.redalyc.org/pdf/4517/451744820203.pdf. Acesso em: 2 mai. 2021.
SILVA, M. F. Rumo a uma Nova Estratégia Espacial para o Brasil. 1. ed. Brasília: Thesaurus. 2012. 332p.
SILVA, O.; Fischetti, D. Casimiro Montenegro Filho: a trajetória de um visionário vida e obra do criador do ITA. 1. ed. São Paulo: Bizz Editorial. 2006. 242p.
SOARES, M. S. A. et al. Educação Superior no Brasil. 1. ed. Brasília: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2002. 304p.
VELLOSO, J. Mestres e doutores no país: destinos profissionais e políticas de pós-graduação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 123, p. 583-611, dez. 2004.
VELOSO, C. C. Capital intelectual: a gestão do conhecimento na produção da competitividade das organizações modernas. Revista das Faculdades Integradas Vianna Júnior, Juiz de Fora, V. 8, n. 2, p. 126-151, dez. 2017.
VILLAS BÔAS, D. J. F. Desenvolvimento de lançadores de pequenos satélites para o Programa Espacial Brasileiro. 2020. Tese (Doutorado) – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos, SP, 2020.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Paulo Santos RigoliRevista da UNIFA permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Revista da UNIFA é regida pela licença CC-BY-NC