Ensino Participativo no Ministério da Aeronáutica

Autores

  • Patrícia B. Cunha Vigo Colaço Força Aérea Brasileira

DOI:

https://doi.org/10.22480/rev.unifa.1997.11.962

Palavras-chave:

Ensino participativo, metodologias, avaliação

Resumo

O artigo discute a importância do ensino participativo, que promove uma mudança de atitude dos instrutores em relação aos alunos, permitindo que estes se tornem protagonistas de seu aprendizado. A metodologia proposta envolve a realização de trabalhos em grupo, pesquisas de campo e discussões, além de uma avaliação formativa e somativa adaptada às novas abordagens. O texto também destaca a necessidade de adequações administrativas e pedagógicas, como a formação de instrutores e a disponibilização de recursos, para viabilizar a implementação eficaz dessa metodologia nas instituições de ensino.

Referências

BRASIL, Ministério da Aeronáutica. Glossário do MAer. Brasilia, 1993.(MMA 950-1)

COLAÇO, Patrícia B. C. V. Cidadania Participativa na Escola Pública: uma Possibilidade. Dissertação de Mestrado, Niterói : Universidade Federal Fluminense, 1997.

MUCCHIELLI, Roger . A formação de Adultos. São Paulo, Martins Fontes, 1980. 275p.

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Publicado

2024-11-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Ensino Participativo no Ministério da Aeronáutica. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 11, n. 13, 2024. DOI: 10.22480/rev.unifa.1997.11.962. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/962.. Acesso em: 15 nov. 2024.

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