Comissão Permanente de Habilitação e Licitações - Otimização do processo licitatório
DOI:
https://doi.org/10.22480/rev.unifa.2002.15.916Palavras-chave:
Comissão de Licitação, Processo Licitatório, Administração PúblicaResumo
O artigo discute a importância da Comissão Permanente de Habilitação e Licitações no Comando da Aeronáutica, enfatizando a necessidade de otimização dos processos licitatórios. Através da Lei n.º 8.666, que regulamenta as licitações e contratos da Administração Pública, o texto propõe a descentralização das ações das seções de licitações, mantendo a função do Gestor de Licitações. A proposta visa aliviar a carga de trabalho do Gestor, permitindo que ele se concentre em suas diversas atribuições, enquanto a Comissão assume os processos licitatórios após a divulgação do edital. O artigo também destaca a importância de reuniões entre o Gestor e os membros da Comissão para discutir possíveis problemas durante as fases de habilitação e julgamento das propostas, garantindo que o Gestor não influencie as decisões. A conclusão ressalta a relevância da Comissão na minimização de custos e na eficiência dos processos licitatórios.
Referências
BRASIL. Lei n.º 8.666, de 21 de junho de 1993. Regula o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Brasília, 1993.
BRASIL. Ministério da Aeronáutica. Portaria n.º 391/GM3, de 31 de maio de 1996. Aprova o Regulamento de Administração da Aeronáutica. Brasília, 1996. (RMA 12-1).
GASPARINI, Diógenes. Comissões de Licitação e demais órgãos colegiados referidos na Lei n.º 8.666/93. São Paulo: Editora NDJ, 1997.
UNIVERSIDADE DA FORÇA AÉREA. Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica. Monografia. Rio de Janeiro, 1998.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Núcleo de Processamento de Dados. Faculdade de Medicina. 2002. Disponível em: http://www.hcnet.usp.br/adm/gl/. Acesso em: 06 abr. 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 César Augusto dos Santos Couto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista da UNIFA permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Revista da UNIFA é regida pela licença CC-BY-NC