A aviação comercial brasileira durante os anos 1950-1970

a crise da Real, da Panair e da Cruzeiro do Sul

Autores

  • Claudia Musa Fay Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS Porto Alegre/RS - Brasil
  • Geneci Guimarães de Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS Porto Alegre/RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2013.26.581

Palavras-chave:

Empresas aéreas, Políticas públicas, Crises financeiras, Aviação comercial

Resumo

O objetivo do presente estudo de caso é analisar a crise enfrentada pelas companhias aéreas Real, Panair e Cruzeiro do Sul no período de 1950 a 1970, bem como a introdução de novas tecnologias para o setor, comoo avião a jato. A metodologia empregada foi a análise dos boletins informativos das empresas estudadas, dasfontes bibliográficas a respeito do tema, das reportagens na imprensa, dos sites especializados e da regulaçãoespecífica para o setor aéreo, a fim de refletir sobre os questionamentos propostos. Concluiu-se que os problemasenfrentados eram de múltiplas causas: a dependência externa dos países fabricantes de tecnologia aeronáutica;as variações cambiais; o preço do petróleo; e a formulação de uma política aeronáutica clara e contínua dedesenvolvimento de uma indústria aeronáutica própria. A forte competição, muitas vezes predatória, entre asempresas privadas e a baixa ocupação dos aviões, aliadas aos problemas de gestão e falta de planejamento,contribuíram para aumentar a crise. A fusão de empresas e a forte competição marcaram o período.

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Publicado

2013-12-01

Edição

Seção

Estudos de Caso

Como Citar

A aviação comercial brasileira durante os anos 1950-1970: a crise da Real, da Panair e da Cruzeiro do Sul. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 26, n. 33, 2013. DOI: 10.22480/revunifa.2013.26.581. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/581.. Acesso em: 14 nov. 2024.

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