Energia alternativa na aviação

panorama e desafios

Autores

  • Breno Ferreira Pereira Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação, Base Aérea de Natal, BANT, Parnamirim, RN, Brasil
  • Luiz Gustavo Antonio de Souza Departamento de Economia do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, UFF, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil
  • Camila Bezerra Calherani Cavalcante Secretaria da Divisão de Ensino da Academia da Força Aérea, Academia da Força Aérea, AFA, Pirassununga, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2023.36.521

Palavras-chave:

sustentabilidade, energia alternativa, emissão de gases

Resumo

A atual matriz energética global, fortemente dependente de combustíveis fósseis, é insustentável, sendo a principal responsável pela degradação atmosférica e pelo aquecimento global. O transporte aéreo tem aumentado significativamente ao redor do mundo nos últimos anos. No Brasil, o número de voos domésticos e internacionais cresceu 69% de 2009 a 2018. O setor da aviaçãocontribui com aproximadamente 2% da emissão de gases de efeito estufa, uma parcela relativamente pequena do total de emissões na atmosfera. Nesse contexto, a utilização de novas fontes de energia na aviação se faz necessária a fim de mitigar os efeitos negativos da queima dos combustíveis fósseis e para aumentar a sustentabilidade da atividade de transporte aéreo. Este artigo busca responder qual o potencial para a adoção de fontes alternativas de energia em aeronaves no futuro. O objetivo deste artigo é analisar os desafios e oportunidades das energias alternativas, verificando o atual desenvolvimento dessas tecnologias sustentáveis e das barreiras a serem superadas a fim de competirem com a utilização dos combustíveis fósseis. O procedimento metodológico utilizado é de natureza exploratória com base em literatura especializada. Conclui-se que há diversos desafios para que todas as tecnologias abordadas se tornem acessíveis para utilização em escala comercial. Não obstante, passos importantes têm sido realizados, permitindo o surgimento de um maior número de inovações tecnológicas com vistas a um futuro com menor dependência do petróleo e de seus derivados.

Biografia do Autor

  • Breno Ferreira Pereira, Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação, Base Aérea de Natal, BANT, Parnamirim, RN, Brasil

    Bacharel em Ciências Aeronáuticas e Administração Pública pela Academia da Força Aérea - AFA. Atualmente é 2º Tenente Aviador da Força Aérea Brasileira. Tem experiência na área de Ciências Aeronáuticas e Administração Pública.

  • Luiz Gustavo Antonio de Souza, Departamento de Economia do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, UFF, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil

    Professor do Magistério Superior da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Campos dos Goytacazes no Curso de Graduação em Ciências Econômicas. Membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Bioenergia (SBE). Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (ESALQ-USP) (2013). Economista registrado no CORECON-SP e formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) (2007). Pesquisador do Núcleo em Estudos do Agronegócio (NEAGRO) e do Núcleo de Estudos em Economia Aplicada (NEAA) da UFF. Realizou dois Pós-doutoramentos na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) entre 2014 e 2017. Atuou na Academia da Força Aérea como Professor Militar e como Coordenador da Coordenadoria de Produção Científica (CPC) e Adjunto da Subdivisão de Pesquisa e Produção Científica (SPPC) da Divisão de Ensino da AFA. As principais áreas de pesquisa são: Economia da Energia, Economia da Inovação e Logística. As principais linhas de pesquisa são: Bioenergia & Etanol Lignocelulósico (Segunda Geração), Logística e Cadeias Agroindustriais, Competitividade, Análise de Insumo-Produto, Análise de Redes Sociais e Econometria de Séries Temporais.

  • Camila Bezerra Calherani Cavalcante, Secretaria da Divisão de Ensino da Academia da Força Aérea, Academia da Força Aérea, AFA, Pirassununga, SP, Brasil

    Atualmente é 1º Tenente QOCON ADM na Academia da Força Aérea. Mestre em Administração do programa de Mestrado Profissional em Gestão e Inovação na Indústria Animal da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo – FZEA/USP (2023). Graduada em Administração pelo Centro Universitário Anhanguera. Foi Diretora Assistente da Faculdade Anhanguera de Campinas (2014-2019). Especialista em Gestão do Ensino Superior - UNIAG/Anhanguera Educacional - (2010). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas - FATECE/Pirassununga - (2007). Tem experiência em administração escolar e ministra disciplinas relacionadas à administração mercadológica, comunicação social e políticas públicas.

Referências

AIAB. ASSOCIAÇÃO DAS INDÚSTRIAS AEROESPACIAIS DO BRASIL. Inserção do Brasil nos biocombustíveis aeronáuticos. Parcerias Estratégicas, v. 16, n. 32, p. 59-64, 2012.

AQUINO, Ana Carolina Rocha de. Avião elétrico: energia renovável fotovoltaica x combustível aeronáutico. 2018.

BAHAROZU, E.; SOYKAN, G.; OZERDEM, M. B. Future aircraft concept in terms of energy efficiency and environmental factors. Energy, Peru, v. 140, part 2, 2017, p. 1368- 1377. Disponível em: . Acesso em: 21 set. 2021.

BETIOLO, Camila R.; ROCHA, Guilherme C.; MACHADO, PR de C. Iniciativas da aviação para redução das emissões de CO2. Simpósio de Transporte Aéreo, v. 8, n. 2009, p. 401-409, 2009.

BONASSA, Gabriela et al. Bioquerosene: Um Estudo de Caso. Revista Brasileira de Energias Renováveis, v. 3, n. 2, 2014.

BRASIL. Governo zera imposto de importação de equipamentos de energia solar. 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/pt-br/noticias/financas-impostose-gestao-publica/2020/07/governo-zera-imposto-de-importacao-deequipamentos-de-energia-solar>. Acesso em: 30 de maio de 2022.

BRASIL. LEI Nº 9.478, DE 6 DE AGOSTO DE 1997. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9478.htm>. Acesso em: 19 de set de 2021.

CLETO, Alberto Carlos da Costa et al. Motores elétricos de alto rendimento. 2012.

Climate Watch. 2020. Washington, DC: World Resources Institute. Disponível em: <https://www.climatewatchdata.org>. Acesso em: 28 maio 2021.

CONNER, Monroe. NASA. NASA Armstrong Fact Sheet: NASA X-57 Maxwell, [S. l.], p. 1, 13 set. 2018. Disponível em: https://www.nasa.gov/centers/armstrong/news/FactSheets/FS-109.html. Acesso em: 01 jun de 2022.

CORTEZ, Luís Augusto Barbosa (Ed.). Roadmap for sustainable aviation Biofuels for Brazil: a Flightpath to aviation biofuels in Brazil. Editora Blucher, 2014.

DAL PONTE, Luccas. O futuro dos motores elétricos na aviação comercial. 2021. Disponível em: <https://www.ipcc.ch/site/assets/uploads/2018/03/av-en-1.pdf>.

DUARTE JÚNIOR, Fernando Heleno. Aviação sustentável: avanços e barreiras. Ciências Aeronáuticas-Unisul Virtual, 2019.

FOLHAPRESS (.org). Azul faz primeiro voo experimental com biocombustível, [s. l.], 20 jun. 2012. Disponível em: https://tribunapr.uol.com.br/noticias/economia/azul-faz-primeiro-voo-experimental-com-biocombustivel/. Acesso em: 10 maio 2022.

GARBIN, Rafael Borne; HENKES, Jairo Afonso. A sustentabilidade na produção de biocombustíveis de aviação no Brasil. 2018.

HOMA, J. M. Aeronaves e Motores: Conhecimentos Técnicos. São Paulo: ASA, 2010.

INTERNATIONAL ENERGY AGENCY. World energy balances 2020: Overview.Paris, France: IEA, 2020.

IPCC (1999) Intergovernmental Panel on Climate Change. Aviation and the Global Atmosphere.

LEAL, Alessandro Araujo. Biocombustível na aviação: progressos e desafios. Ciências Aeronáuticas-Unisul Virtual, 2016.

NASA. Battery Evaluation Profiles for X­57 and Future Urban Electric Aircraft. [S. l.: s. n.], 2020. Disponível em: <https://ntrs.nasa.gov/api/citations/20205005267/downloads/EATS_jcc.pdf>. Acesso em: 28 maio 2022.

NASLAUSKI, Matteo Grimberg; HENKES, Jairo Afonso. FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA PARA A AVIAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE O USO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS. Revista Brasileira de Aviação Civil & Ciências Aeronáuticas, v. 1, n. 1, p. 103-126, 2021.

OLIVEIRA, Rafael Schafhauser; HENKES, Jairo Afonso. UMA ANÁLISE SOBRE A POSSIBILIDADE DE USO DOS MOTORES ELÉTRICOS EM AERONAVES COMERCIAIS. Revista Brasileira de Aviação Civil & Ciências Aeronáuticas, v. 1, n. 2, p. 112-141, 2021.

PACHECO, Fabiana. Energias Renováveis: Breves Conceitos. Salvador: Conjuntura Econômica n. 149, 2006.

RAMOS, Leonardo. Qantas: 1º voo transpacífico com biocombustível da história. Aviação, [S. l.], p. 1, 1 fev. 2018. Disponível em: <https://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/2018/02/qantas-1o-voo-transpacifico-com-biocombustivel-da-historia_152943.html>. Acesso em: 10 maio 2022.

RIBEIRO, Nathan Fraga; RIBEIRO, Elones Fernando. Redução na emissão de dióxido de carbono (CO2) através da implementação de biocombustíveis na aviação comercial brasileira. Revista Conexão SIPAER, v. 10, n. 1, p. 45-55, 2019.

SAFYANU, Bashir Danjuma; ABDULLAH, Mohd Noor; OMAR, Zamri. Review of power device for solar-powered aircraft applications. Journal of Aerospace Technology and Management, v. 11, 2019.

SILVA, BEUERMAN GABRIEL DA. OS REFLEXOS DA AVIAÇÃO CIVIL NO MEIO AMBIENTE. Palhoça: [s. n.], 2016. Disponível em: <https://www.riuni.unisul.br/handle/12345/3094>. Acesso em: 27 maio 2021.

SOARES, P.; CENAMO, M. C. Esquema de redução de emissões da Aviação Civil Internacional (CORSIA/ICO): desafios e oportunidades. São Paulo: IDESAM, 2018. Disponível em: <...> Acesso em: 28 maio 2021.

VIANA, Pedro. Aeroflap. Veja este Cessna Grand Caravan de propulsão elétrica, que fez seu primeiro voo, [s. l.], 29 maio 2020. Disponível em: <https://www.aeroflap.com.br/veja-este-cessna-grand-caravan-de-propulsao-eletrica-que-fez-seu-primeiro-voo/>. Acesso em: 1 jun. 2022.

VIANA, Pedro. Embraer mostra em vídeo o seu Ipanema Elétrico voando. , [s. l.], 13 ago. 2021. Disponível em: <https://www.aeroflap.com.br/embraer-mostra-em-video-o-seu-ipanema-eletrico/>. Acesso em: 29 maio 2022.

YOSHINAGA, Fabiana et al. Bioquerosene para aviação: cenário atual e perspectivas futuras. Bioenergia em Revista: Diálogos (ISSN: 2236-9171), v. 10, n. 1, 2020.

ZANONI, Maccos Pavão. O uso de motores elétricos na aviação comercial para a redução da emissão de poluentes na atmosfera. Ciências Aeronáuticas-Unisul Virtual, 2018.

Downloads

Publicado

2024-09-19

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Energia alternativa na aviação: panorama e desafios. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 36, p. 1–19, 2024. DOI: 10.22480/revunifa.2023.36.521. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/521.. Acesso em: 25 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

181-190 de 412

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.