Mapas mentais
técnica de memorização e estudo para o voo no 2º Esquadrão de Instrução Aérea
DOI:
https://doi.org/10.22480/revuinfa.%25y.v28.441Palavras-chave:
Mapas mentais, 2° EIA, instrução aérea, aviação militarResumo
O curso de pilotagem militar ministrado no 2° ano da Academia da Força Aérea pode ser considerado um curso com o nível elevadíssimo de exigência relacionada à preparação teórica. Nesse caso, torna-se viável o uso de métodos de estudos variados, e a proposta deste trabalho é apresentar aos cadetes aviadores os mapas mentais, descrevendo por meio deles algumas passagens dos manuais de voo e estimulando seu uso dentro no Corpo de Cadetes. Imagina-se que a técnica atende ao tipo de estudo que o voo solicita, com muita informação a ser memorizada e, sendo assim, poderíamos ter na AFA um número menor de desligamentos em voo. Para atingir os objetivos foram realizadas pesquisas bibliográficas, pesquisa com os cadetes acerca dos mapas mentais. Os resultados se mostraram positivos para a aplicação e uso dos mapas mentais nas atividades de estudo para a instrução aérea.
Referências
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Portaria DAC nº 954/DGAC, de
de agosto de 2004. Aprova a terceira edição do Manual do Curso “Piloto Privado-Avião” (MCA58-3). Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 6 set. 2004. Seção 1, p. 11.
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Academia da Força Aérea. Portaria AFA nº 19-T/DIV_AFA, de 27 de janeiro de 2014. Aprova a reedição do Programa de Instrução e Manutenção Operacional da Academia da Força Aérea. Boletim Interno Ostensivo [da Academia da Força Aérea], Pirassununga, n. 33, 17 fev. 2014.
___ . Comando da Aeronáutica. Departamento de Ensino da Aeronáutica. Portaria DEPENS nº 43/DE-1, de 31 de janeiro de 2014. Aprova a reedição da Instrução que estabelece o “Plano de Avaliação da Academia da Força Aérea (MCA 37-5). Boletim do Comando da Aeronáutica, Brasília, DF, n. 54, f. 2098, 20 mar. 2014.
FERREIRA, C. P.; CARVALHO, F. A. H. O uso de mapas mentais no ensino técnico para a otimização do perfil empreendedor do profissional do século XI. ln: SEMINÁRIO DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: ESTUDOS, REALIDADES E PERSPECTIVAS, 1., 2012, Porto Alegre. Trabalhos apresentados... Porto Alegre:
IFSC, 2012. Não paginado. GALANTE, C. E. S. O uso de mapas conceituais e de mapas mentais como ferramentas pedagógicas no contexto educacional do ensino superior. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE A SITUAÇÃO
DA POLÍTICA EDUCACIONAL DO MERCOSUL, 2013, Asunción. Anais ... Asunción: [s. n.], 2013.
OLIVEIRA, L. H. As primeiras notícias da década do cérebro. Super Interessante, dez. 1992. Disponível em:< http://super.abril.com.br/ciencia/as-primeiras-noticias-da-decada-do-cerebro>. Acesso em: 19 ago. 2014.
SILVEIRA, M. M. S. O funcionamento do cérebro no processo de aprendizagem. 2004. Disponível
em: <http://www.psicopedagogia.com.br/newl_opiniao.asp?entrID=223#.VkyyNV3d.XGg>. Acesso em: 10 jul. 2014.
VEJA estatísticas de acidentes aéreos no mundo: raios derrubaram aeronaves 15 vezes -- 7 de grande porte. Até agora, 47 acidentes ocorreram em 2009.
G1, São Paulo, 4 jun. 2009. Disponível em:< http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1181784-5602,00-VEJA+ESTATISTICAS+DE+ACIDENTES+AEREOS+NO+MUNDO.html>. Acesso em: 10 jul. 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista da UNIFARevista da UNIFA permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Revista da UNIFA é regida pela licença CC-BY-NC