Análise microscópica pós-queima do material do inserto da tubeira de motor foguete a propelente sólido:
resultados (Parte II)
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2019.32.283Palavras-chave:
Propulsão sólida, Material compósito, Inserto de tubeira, Inserto de CRFCResumo
Na parte I deste trabalho foram apresentados o procedimento de preparação das amostras e conceituações importantes, como a ablação na tubeira do motor e também a de proteções térmicas ablativas e reirradiativas. Na parte II, (apresentada no presente trabalho), foi realizada, na condição pós-queima, a caracterização por estéreo microscopia, microscopia óptica e microscopia eletrônica de varredura (MEV) do compósito CRFC usado como inserto na tubeira do motor S43. A análise por microscopia óptica, realizada na região em torno da seção da garganta, mostrou que a erosão da amostra foi mais acentuada na superfície do que aquela observada nas regiões mais afastadas da passagem do fluxo de gases. A microscopia eletrônica de varredura, realizada na região em torno da seção da garganta, proporcionou uma análise mais aprofundada da morfologia do material compósito, permitindo identificar detalhes das varetas de reforço, como, por exemplo, os filamentos de fibras de carbono e, na matriz de carbono pirolítico, as diferentes lamelas depositadas por CVD.
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