Escola Assistencial da Aeronáutica:

um sobrevoo histórico sobre os anos iniciais no Colégio Brigadeiro Newton Braga

Autores

  • Jussara Cassiano Nascimento Colégio Brigadeiro Newton Braga(CBNB) – Rio de Janeiro/RJ – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2021.34.208

Palavras-chave:

Escola Assistencial, Colégio Brigadeiro Newton Braga, Anos Iniciais, Aeronáutica

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar um sobrevoo histórico sobre os anos iniciais no Colégio Brigadeiro Newton Braga, instituição escolar que faz parte do conjunto das escolas assistenciais vinculadas ao Comando da Aeronáutica e ministra desde o 1º ano do ensino fundamental (alfabetização) até o ensino médio. Inicialmente, serão abordados alguns dados sobre as escolas assistenciais, descritos no Regimento Interno dessas instituições, onde apontamos a finalidade e missão a que se destinam. Em seguida, destaca-se a importância dos estudos e pesquisas voltados para as instituições escolares, bem como as mudanças acontecidas no âmbito da pesquisa histórica. Dialogamos com Paolo Nosella e Esther Buffa (2009), pesquisadores da área, que estudam as instituições escolares e asseguram que esse tipo de estudo vem se ampliando significativamente, principalmente no âmbito da História da Educação. No caso específico deste artigo, optou-se por trazer com maiores detalhes a história dos anos iniciais, apresentando as diversas peculiaridades que envolvem um ensino voltado para crianças, considerado pela comunidade escolar como sendo de qualidade. As concepções apresentadas neste artigo foram fundamentadas nas abordagens oriundas da Escola dos Annales, de Marc Bloch e Lucien Febvre (1977), com a chamada História Nova, de origem francesa, apontando o quanto é importante desenvolver estudos voltados para o particular, sem deixar de vislumbrar o que acontece no geral, tornando a História uma ciência viva e dinâmica.

Referências

ALVES, Denise de Oliveira. Sala de Recursos multifuncionais: espaços para atendimento educacional especializado. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial, 2006.

BRASIL. Lei nº 5.692 de 11 de agosto de 1971. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 11 de agosto. de 1971.

________. Parecer nº 151 COJAER/ 2003 do Comando da Aeronáutica que reconhece o funcionamento do Colégio Brigadeiro Newton Braga segundo as normas que regem o ensino público em geral, considerando de interesse público e social abrir vagas de acesso aos estudantes sem vínculo com o Comando da Aeronáutica.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano – Artes de Fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

FEBVRE, Lucien. Combates pela História. Vol. I. Lisboa: Ed. Presença, 1977.

MAGALHÃES, J. Contributo para a História das Instituições Educativas - entre a Memória e o Arquivo. Universidade do Minho (mimeografado), 1996.

NOSELLA, P. & BUFFA, E. Instituições Escolares: Por que e como pesquisar. Editora Alínea. Campinas, São Paulo, 2009. 87p.

RICA 21-304. Regimento Interno das Escolas Assistenciais da Aeronáutica. 2019.

SANTOS, A.P.S.; CANEN, Ana. Avaliação Escolar para a aprendizagem: possibilidades e avanços na prática pedagógica. Meta: Avaliação, v.06, 2014.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

Estudos de Caso

Como Citar

Escola Assistencial da Aeronáutica: : um sobrevoo histórico sobre os anos iniciais no Colégio Brigadeiro Newton Braga. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22480/revunifa.2021.34.208. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/208.. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

81-90 de 228

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)