Identificação de bases aéreas para operações das aeronaves KC-390 utilizando o modelo p-mediana.

Autores

  • Ricardo Alexandre Fachiano Junior Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, São José dos Campos, SP, Brasil
  • Mauro Caetano Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, São José dos Campos, SP, Brasil
  • Joyce Carolynne de Melo Silvestre Instituto de Aplicações Operacionais, IAOp, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, DCTA, São José dos Campos, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22480/rev.unifa.2025.38.868

Palavras-chave:

Alocação da Frota, Força Aérea Brasileira, Localização de Instalações.

Resumo

A aviação de transporte desempenha um papel fundamental na ampliação da capacidade de movimentação e na capacidade de atuação dos recursos de combate e defesa essenciais para garantir a soberania do espaço aéreo brasileiro. Com isso, nesse estudo, a partir da utilização do modelo de programação linear p-mediana, busca-se determinar a melhor localização entre bases aéreas já existentes no Brasil para receber as operações das novas aeronaves KC-390, substitutas do C-130 Hércules. Foram analisados dois anos de missões realizadas por essas aeronaves, totalizando 1.354 registros de voos em 2022 e 1.556 em 2023. A aplicação do modelo p-mediana revelou que as bases localizadas em Manaus/AM, Brasília/DF e Rio de Janeiro/RJ foram identificadas como as mais indicadas para otimizar a alocação da frota de KC-390 em função das operações realizadas nos dois últimos anos, considerando a minimização da distância entre as bases e os aeródromos demandantes, ponderado pelo número de operações em cada aeródromo. O estudo contribui para a gestão eficiente de recursos logísticos e operacionais da Força Aérea Brasileira, destacando a relevância estratégica das localizações propostas.

Biografia do Autor

  • Ricardo Alexandre Fachiano Junior, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, São José dos Campos, SP, Brasil

    Possui Graduação em Ciências Aeronáuticas e em Administração Pública pela Academia da Força Aérea, AFA (2019) e especialização em Análise Operacional pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA (2024).

  • Mauro Caetano, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, São José dos Campos, SP, Brasil

    Professor e Pesquisador em Inovações no Transporte Aéreo no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo, USP (2010), e Pós-Doutorado em Engenharia de Infraestrutura Aeonáutica pelo ITA (2016).

  • Joyce Carolynne de Melo Silvestre, Instituto de Aplicações Operacionais, IAOp, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, DCTA, São José dos Campos, SP, Brasil

    Possui Graduação em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA (2014) e Mestrado em Ciências e Tecnologias Espaciais pelo ITA (2021).

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Publicado

2025-07-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Identificação de bases aéreas para operações das aeronaves KC-390 utilizando o modelo p-mediana. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 38, p. 1–20, 2025. DOI: 10.22480/rev.unifa.2025.38.868. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/868.. Acesso em: 11 jul. 2025.

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